Navegando pelos canais da televisão dia destes, deparei-me com um programa intitulado Sabores da América, acho que no TLC. O programa em questão era um especial sobre o bacon nos Estados Unidos. O apresentador percorre o país atrás de locais que servem pratos onde o bacon reina absoluto. Uma odisseia atrás deste ingrediente tão amado pelo povo ianque.
Confesso que sou fã de bacon. Adoro bem crocante, com aquele sabor defumado que convida a comer mais. Sou fã mesmo, mas o que vi no programa é algo totalmente fora da realidade. Bacon servido de todas as maneiras, até as mais inimagináveis. O mais normal foi este que trago para vocês, simplesmente enrolado em uma salsicha.
Em sua grande maioria, o bacon acompanha hambúrgueres, como se é de imaginar. Mas, quando falo bacon, não é pouco bacon. São montanhas de bacon, preparados de todas as maneiras, desde fritos até assados. Bacon em cubos; bacon em “filés”; bacon em tiras; bacon doce, preparado com açúcar mascavo; bacon para a pessoa sonhar com bacon o resto da vida. Imagine um sanduíche com maionese, tomate, alface e 300 de tiras de bacon fritas. Pois é…
Algumas destas receitas escolhidas pelo apresentador, que aliás como tudo como se fosse o último naco de bacon na superfície terrestre, me chamaram a atenção. Aos poucos vou trazendo para as páginas do OBA Gastronomia. Por enquanto fiquem com esta.
Para preparar, você vai precisas de salsichas e tiras de bacon. Dê uma aferventada na salsicha e enrole a tira de bacon, prendendo com palitos. Frite em óleo bem quente e monte seu hot dog com a guarnição preferida. Eu usei cebolas roxas caramelizadas (passadas no açúcar e refogadas em óleo).
No mais, é deixar à vista catchup, mostarda e molho barbecue, que ninguém é de ferro e entregar-se à sorte. Como já ouvi diversas vezes: “o que seria do mundo, não fosse o bacon”.