Ovos quentes devorados na própria casca são daquelas coisas que sempre levaremos conosco. Desde que eu era criança lembro desta maneira de saborear ovos. No OBA Gastronomia de hoje, a forma de preparo e uma receita baseada na culinária russa.

Ovo mole com bottarga

Na Rússia, ovos com caviar são uma tradição em desjejuns ou brunchs mais abastados. Depois de prontos, os ovos moles são abertos com cuidado e uma colherada de caviar é colocada em cima, dando um sabor especial a um ingrediente tão singelo.

Na receita de hoje, eu substituí o caviar pela Bottarga, hoje chamado o caviar brasileiro. Usei a bottarga granulada da Bottarga Gold, uma empresa catarinense que está produzindo esta delícia aqui no Brasil. Uma maneira russa de servir ovos quentes adaptada ao que temos por aqui.

Ovo mole com bottarga 1

Para preparar, coloque os ovos em água fervente com um punhado de sal. À partir do momento que a água voltar a ferver, conte 3-4 minutos e retire os ovos com uma escumadeira. Com o auxílio de uma colher pequena, bata na ponta mais fina do ovo e retire a casca com cuidado. Tempere com sal e coloque uma colher (chá) de bottarga granulada. Mexa com delicadeza e delicie-se.

Sem segredo nenhum e refinada, esta receitinha vira uma entrada perfeita para um evento mais formal. Ou mesmo para ver que de bobo, os russos não tem nada.

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.