Enganando o frio dos Pampas.
A região da Serra Gaúcha é uma das mais frias do Brasil. Não é raro nevar por lá. Para enganar e aquecer a alma nestes dias mais gelados, a Chef Claudia Habas nos traz hoje uma sopa. Uma bela sopa, daquelas que sentimos o tempo contido nela. Sopa de antigamente, que lá no sul, especialmente em Bento Gonçalves, nas Noites Gaúchas do Hotel Dall’Onder, faz a alegria dos convidados.
Como vocês podem observar, a Claudia é uma pessoa generosa. Deixou ao critério de vocês a escolha dos legumes. Vamos aproveitar estes dias de outono, antecedendo o frio do inverno, para provar esta sopa tradicional do Rio Grande do Sul.
PREPARO
Pique todos os legumes, de preferência em cubos do mesmo tamanho. Cozinhe o grão de bico e o feijão branco e reserve, pois o tempo de cozimento é maior que os legumes.
Em uma panela funda, coloque uma colher de azeite. Refogue a cebola, o salsão e depois acrescente os demais legumes, deixando as ervilhas e a couve folha por último.
Pegue os cubos de carne e dê uma rápida fervida, para retirar o sangue, evitando que a sopa não fique com aparência escura. Em outra panela, cozinhe-os até estarem macios. Cubra os legumes com 2 litros de caldo de aves e deixe ferver por 30 minutos. Acrescente o grão de bico e o feijão branco, que já devem estar cozidos, a couve-flor e o brócolis (também são legumes que cozinham rápidos).
Por último, coloque os cubos de carne, a ervilha e a couve folha. Retifique temperos e sirva.
* Os legumes podem ser substituídos de acordo com sua preferencia.
* Para você que não tem o caldo de aves pronto, pode acrescentar um cubo de caldo industrializado de sua preferência.
E assim a vida corria e corre nesta linda terra que é o Rio Grande do Sul. Quando o frio aperta, o jeito é se aquecer com comida da boa e dançando demais.
eu adorei esta pagina
ótima essa sopa para o frio dos pampas.