Milanesa (milanese) é um termo que se refere à comida preparada ao estilo de Milão, onde é passada em ovos batidos e na farinha de rosca para depois ser frita em manteiga ou azeite. É usado em carnes, peixes e frutos do mar e vegetais.
Não conheço quem não aprecie um belo bife à milanesa, sequinho e com a casca crocante. Apesar de ser uma preparação que pareça simples em seu princípio, às vezes torna-se um pesadelo na cozinha. Seguindo algumas regrinhas básicas você conseguirá o resultado desejado.
A escolha da carne (no caso de bifes) é fundamental. Na Itália é preparado com vitela. Aqui devemos usar alcatra, coxão mole, fraldinha ou o mignon, sempre em bifes finos, normalmente batidos.
O tempero é invariável. Sal e pimenta-do-reino são indispensáveis. Um pouco de alho esmagado dá um sabor todo especial. Deixar um tempo na geladeira para o tempero fixar melhor é uma boa pedida.
Para empanar, a sequência é a seguinte:
Passa-se o bife na farinha de trigo. Logo após, em ovos batidos ligeiramente, para depois passar na farinha de rosca, cobrindo toda a peça.
Para fritar, o óleo não precisa estar muito quente. Deve estar quente, mas não quase queimando. A quantidade deve ser suficiente para que cubra metade da espessura do bife, sem mergulhar. Depois que colocar o bife, abaixe um pouco o fogo e deixe dourar por igual, virando com o auxílio de uma espátula, com todo o cuidado. Depois de deixar dourar o outro lado, o bife não deve ser levado para secar em papel toalha. Prefira deixar escorrer em uma peneira.
Milanesa é uma preparação deliciosa, que requer paciência, apesar de tão simples. Seguindo estas dicas, você vai obter sucesso, lembrando que valem para todas as preparações à milanesa.
Essa de deixar escorrer numa peneira não sabia. SEMPRE coloco em papel toalha!
E em casa fazemos muito, e ainda bem que faço certo hehe ou bife, frango, peixe, chuchu (fica muito bom!), quiabo (bom demais também!).