Conserva de Berinjela e Pimentão – Tereza Ratts

Home / Entradas / Conserva de Berinjela e Pimentão – Tereza Ratts

O OBA Gastronomia de hoje é especial, pois traz uma receita de uma querida amiga, a Tereza Ratts. Amiga virtual, mas daquelas que a gente sabe o quanto é bacana só pelo sotaque do digitar. A Tereza mora em Nantes, na França. Foi nossa colunista aqui no OBA, mandando matérias sobre as coisas da linda cidade e lindo país que vive. Você pode encontrar estas publicações clicando no menu Colunistas e depois em France Express.

Conserva de Berinjela e Pimentões

Ingredientes

5 berinjelas;
1 pimentão verde;
1 pimentão amarelo;
1 pimentão vermelho;
5 dentes de alho;
1 cebola roxa (opcional, mas eu usei)
Sal a gosto;
1/2 copo de vinagre usei o balsâmico);
1/2 copo de azeite de oliva.

Modo de Preparo

Corte as berinjelas em fatias e depois em tirinhas e as coloque numa vasilha com água para não escurecerem. Corte igualmente os pimentões (e a cebola roxa, se for o caso).
Depois de tudo cortado, escorra a água e coloque-os numa forma grande, untada com azeite, deixando os pimentões por cima da berinjelas. Regue-os com um pouco de azeite, cubra tudo com papel alumínio e leve ao forno quente (usei 215°C).
Após 40 minutos aproximadamente, retire o papel alumínio e deixe murchar mais um pouco aproveitando para secar a água que se forma.
Após mais ou menos 20 ou minutos, desligue o forno e reserve tudo.
Numa panela pequena, despeje o azeite e o vinagre, aqueça e deixe ferver por alguns minutos até que o cheiro ácido do vinagre diminua (cerca de 3 minutos).
Amasse muito bem o alho com sal e depois misture-os às berinjela e pimentões já frios e então na seqüência junte tudo à mistura da panela (azeite e vinagre). Transfira para um vidro com tampa e… Bon appétit ! Fica delicioso em saladas ou com torradas (ou com um LEGÍTIMO pão francês ou italiano).

O nosso muito obrigado a Tereza Ratts por esta super contribuição. Nós e nossos leitores agradecemos!

Conheça um pouco de Nantes e seu fantástico festival de bonecos Royal de Luxe nesta linda matéria em A França de Tereza Ratts!

Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Comente