Carne Louca

Home / Carnes / Carne Louca

Carne Louca!

dsc020303

Carne Louca é uma daquelas coisas bacanas de se ter em casa… para aquela fome fora de hora ou mesmo para uma visita inesperada, servida como um aperitivo. Existe uma única forma de preparo, mas cada pessoa tem sua receita, variando os ingredientes! Vou passar a minha, o que não significa que você tenha que seguir à risca.

Quando faço Carne Louca costumo desfiar, pois gosto de usá-la em Sanduíches. Você pode fatiá-la, se quiser servir como um prato principal, em um almoço em um dia de sol. Não utilizei o Mirepoix (Cebola, Cenoura e Salsão), mas é muito comum a utilização dele neste prato.

INGREDIENTES

1 pedaço de 1 Kg de Posta branca (Lagarto) limpo

1 xícara de Vinagre de Vinho

1 Cebola inteira + 3 Cebolas roxas em meias rodelas 

4 dentes de Alho inteiros + 2 picadinhas

Bouquet Garni (amarrado de Salsão, Louro, Tomilho e Salsa)

4 colheres (sopa) de Azeitona picada

2 colheres (sopa) de Alcaparras

1 Pimentão vermelho em cubinhos

Cheiro verde (Salsa e Cebolinha Verde picada)

Sal e Pimenta-do-reino moída na hora

PREPARO

Em uma panela de pressão, coloque a carne, a cebola e o alho inteiros e o Bouquet Garni. Adicione o Vinagre e complete, até cobrir a carne, com água. Leve para cozinhar por aproximadamente 1 hora. Enquanto isto, aqueça uma frigideira com Azeite Extravirgem e refogue a Cebola em rodelas e o Alho picado. Junte o Pimentão, a Azeitona e a Alcaparra. Tempere com Sal e Pimenta e cozinhe por 5 minutos.

dsc02000

Retire a carne e desfie (ou fatie finamente, se for esta a opção). Junte a carne à guarnição da frigideira e aqueça lentamente, mexendo tudo muito bem. Caso opte por fatias, intercale fatias de carne com o molho. Depois de tudo misturado, coloque num recipiente, adicione parte do líquido de cozimento da carne, deixe esfriar e leve à geladeira, deixando por no mínimo 6 horas (para os sabor se intensificar).

dsc02002

Esta carne se conserva bem em geladeira (até 4 dias), devido ao vinagre. Com o o passar do tempo, o sabor vai ficando indescritível. É uma ótima opção para um Pic Nic, por exemplo. Eu sou fã de Sanduíches, então usei um feito com Carne Louca, Rúcula e Pão Ciabatta para ilustrar este post.

dsc02026

Uma ótima sugestão para se ter em casa! Fácil e deliciosa. E não esqueça que você pode (e deve) colocar os ingredientes de seu gosto! E não joguem fora a sobra do caldo de cozimento da carne! Fica ótimo como base para Sopas ou Ensopados!

Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.
Exibindo 7 comentários
  • Cherry
    reply

    Ai! Orlando Baumel! Cê ta me matando de inveja com esse quadro negro logo na “porta” do seu “Oba”! Um charme só…..aiaiaiai!….
    Ah! eu vou experimentar fazer a “carne louca” dessa sua maneira com a carne desfiada, sempre faço com ela em fatias e dá um trabalho!…..

    Um beijo!

  • Bia
    reply

    Excelente receita!
    Essa carne fica deliciosa no pão.

  • Flávia Martinelli
    reply

    Obrigada pela receita. É fácil, simples, está bem explicadinha. Experimentei para servir na festa de aniversário do meu namorado e foi um tremendo sucesso. Vou repetir a dose!

  • Luiz
    reply

    Eu quero assim.

pingbacks / trackbacks
  • […] dos assuntos mais acessados no OBA, é a Carne Louca. Depois de tanto tempo, é muito legal ver quantas pessoas acessam este assunto. Para nós foi […]

  • Carolina Figueiredo – Colunista do Oba Gastronomia – Localiza Agora

    […] dos assuntos mais acessados no OBA, é a Carne Louca. Depois de tanto tempo, é muito legal ver quantas pessoas acessam este assunto. Para nós foi […]

  • […] dos assuntos mais acessados no OBA, é a Carne Louca. Depois de tanto tempo, é muito legal ver quantas pessoas acessam este assunto. Para nós foi […]

Comente