Carne de Onça é um prato preparado com carne crua bovina, inspirado no alemão Hackepeter. É possível encontrar diversas receitas, com mais ingredientes, porém, a cebola, a cebolinha e a mostarda escura, além da broa preta em que é servida, é ponto comum entre todas.
Carne de Onça é um petisco tradicional da cidade de Curitiba, sendo servido em diversos bares por aqui, cada um se arvorando em preparar a melhor da cidade. Partindo desta premissa, um projeto que começou a circular na Câmara Municipal pretende transformar o prato em Patrimônio Cultural de Curitiba, de natureza imaterial. Segundo o autor do projeto, Sérgio Medeiros (Site Curitiba Honesta), a Carne de Onça é o único prato típico de Curitiba e só aqui é preparada em sua receita original.
De qualquer maneira, a Carne de Onça é uma delícia, perfeita para ser degustada com uma cerveja ou uma boa cachaça. Apesar das versões que encontramos hoje pela cidade, a receita original é de uma simplicidade ímpar. Esta receita deve ser preparada na hora de servir, com a carne sendo moída em 2 ou 3 passadas momentos antes.
Ingredientes:
1 Fatia de broa preta úmida;
150 g de carne moída (patinho, sem nervos e nem gordura);
2 colheres (sopa) de cebola branca bem picada;
2 colheres (sopa) de cebolinha verde picada;
1 colher (sopa) de azeite de oliva extravirgem;
Sal e pimenta do reino á gosto;
Mostarda escura e molho de pimenta para servir.
Modo de preparo:
Misture a carne com o azeite, o sal e a pimenta. Coloque sobre a fatia de broa. Cubra com a cebola picada e depois a cebolinha verde. Regue com um pouco mais de azeite e sirva acompanhado de mostarda escura e molho de pimenta.
Putz, adoro a carne de onça !!!! Muito bom !!!!
Julio Camargo Carone julio.carone @yahoo.com.br