Muita gente treme só de ouvir Ovo Poche. Medo até compreensível, uma vez que não é uma das maneiras mais fáceis de preparar ovos. Eu garanto que com um pouco de paciência seu ovo ficará perfeito. O grande segredo do Ovo Poche está no frescor do ovo. Tem de ser fresco. É uma condição obrigatória para o sucesso no preparo. Quando for ao mercado, veja a data na embalagem de ovos e procure a mais recente. Uma opção,como utilizei aqui, é usar ovos gelados para as claras se solidificarem mais rapidamente, porém com ovos frescos eles ficam com uma melhor apresentação, já que a gema fica centralizada mais facilmente.

Esta técnica de preparar ovos inteiros, sem casca, por imersão em água, deixa os ovos com um sabor extremamente suave, já que não há a adição de gordura.  A adição de Vinagre na água, como a maioria das receitas pede, é para reduzir a temperatura de coagulação do ovo, o que também auxilia a solidificação mais rápida, não se espalhando em demasia pelo líquido! Caso você consiga um ovo extremamente fresco, o vinagre não será necessário.

Para preparar você vai precisar de 1 ovo, 15 ml de vinagre e 500 ml de água.

Leve a água para aquecer, juntamente com o Vinagre, e quando atingir uma fervura branda (em torno de 85 graus), abaixe o fogo. Com o auxílio de uma colher, produza um “redemoinho” na água e solte o ovo bem no meio com o maior cuidado possível. Cozinhe de 3 a 4 minutos.

Após o cozimento, com o auxílio de uma escumadeira, retire o ovo da panela. Apare as bordas, tempere com sal e pimenta-do-reino e sirva-o ou utilize para a receita em que ele é exigido. Em uma fatia de pão levemente tostada já é delicioso demais.

Tenho certeza que seguindo estes passos, logo o Ovo Poche estará mais presente em seu repertório de cozinha. Ele merece.

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Este post tem um comentário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.