Hambúrguer, nhoque e torta de feijão destacam-se como novidades saborosas

Ao lado do arroz, o feijão brilha sempre! Mas a leguminosa pode estrelar outras combinações tão saborosas e nutritivas e quanto sua versão mais famosa. Para quem quer inovar na cozinha, separamos as receitas criativas de hambúrguer, nhoque e torta de feijão carioca, além do tradicional caldinho.
Os pratos sugeridos abaixo são fonte de fibras, proteínas, ferro, cálcio, manganês e vitaminas. Vale lembrar que o feijão mantém a regularidade intestinal, aumenta os níveis de energia do corpo, previne o câncer por meio dos antioxidantes, baixam os níveis de colesterol, evita que os níveis de açúcar subam rapidamente e possui baixo teor de gordura e sódio. “O feijão é fonte de vitaminas, entre elas a B9, que colabora para o bom funcionamento do Sistema Nervoso, e da medula óssea. Além disso possui sais minerais e lisina que contribui para o crescimento de crianças e adolescentes e para a restauração dos tecidos”, explica Vitor Fujisawa do marketing da Broto Legal.
A Broto Legal proporciona aos consumidores diversos tipos de feijão selecionados com índice zero de impurezas. Entre os tipos encontram-se o carioca, preto, branco, rajado, bolinha, rosinha e jalo. Pensando na versatilidade do feijão, a Broto Legal selecionou algumas receitas fáceis para fazer com a leguminosa. Confira:

Torta de Feijão Carioca

Ingredientes da massa:
– 1 ovo
– 1 colher (sopa) de manteiga
– 1/2 xícara (chá) de açúcar
– 1 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
– 1/4 de xícara (chá) de leite
– 1 pitada de sal
– 1 colher (chá) de fermento em pó

Ingredientes do recheio:
– 1/2kg de feijão carioca Broto Legal cozido
– 1 xícara (chá) de açúcar
– 1 pitada de canela em pó
– 1 xícara (chá) de mel
– 3 colheres (sopa) de achocolatado

Modo de Preparo – massa:
Misture todos os ingredientes e amasse até obter uma massa mole que não grude nas mãos e reserve.

Modo de preparo – recheio:
Bata todos os ingredientes do recheio no liquidificador, despeje em uma panela e leve ao fogo mexendo sempre até soltar do fundo da panela (cerca de 20 minutos) e deixe esfriar.

Para montar a torta, divida a massa e espalhe no fundo da forma deixando um pouco de massa subir pelas laterais e despeje o recheio. O restante da massa use para decorar a torta, por cima do recheio. Pincele com mel e leve ao forno por cerca de 30 minutos ou até dourar.

Nhoque de feijão branco

Ingredientes:
– 600g de feijão branco Broto Legal cozido e temperado
– 100g de queijo parmesão ralado
– 100g de farinha de trigo
– 1 ovo

Modo de preparo:
Bata o feijão em um liquidificador com duas colheres do caldo do cozimento ou no processador até formar uma massa homogênea. Coloque-a em uma vasilha e deixe esfriar. Adicione o ovo, o queijo e as farinhas aos poucos e vá misturando até a massa ficar consistente e homogênea. Coloque a massa em uma superfície com farinha, pegue uma porção da massa e vá enrolando até formar um cilindro fino. Em seguida, corte em formato de nhoque. Repita com toda a massa. Coloque os pedacinhos em uma panela com água fervente e, conforme eles sobem à superfície, retire-os e coloque em um refratário. Sirva com o molho de sua preferência.

Hambúrguer de Feijão – chef Daniel Valay

Ingredientes:
– 200g de feijão carioca cozido, em purê
– 2 berinjelas grandes
– Farinha de mandioca fina
– ½ cebola picada fina
– ½ cebola cortada em rodelas finas
– 2 dentes de alho picados finos
– 1 colher (sopa) de cheiro-verde
– 120g de arroz branco cozido
– ½ pacote de macarrão instantâneo
– Tomate salada cortado em rodelas
– Folhas de alface
– Óleo para fritar

Modo de Preparo:
Refogue a cebola e o alho picados sem dourar, adicione o cheiro-verde e o purê de feijão. Acrescente aos poucos a farinha de mandioca fina para dar o ponto e ficar homogêneo. Molde os feijões-burguer e passe novamente na farinha de mandioca, apertando bem com a palma da mão. Coloque na geladeira durante uma hora. Corte oito fatias de 1cm de berinjela (parte central) e grelhe na frigideira em ambos lados. Tempere e reserve. Frite o macarrão instantâneo no óleo e misture com o arroz branco. Reserve. Frite os feijões-burger. Montagem: disponha a alface sobre a primeira fatia de berinjela, depois o feijão-burger, o tomate e a cebola fatiada, finalizando com a outra fatia de berinjela. Sirva com o arroz com macarrão crocante.

Sopa de Feijão Nutritiva Broto Legal

Ingredientes:
– 1 xícara (chá) de feijão Broto Legal cozido
– meia a uma xícara (chá) de água
– 2 colheres (sopa) bem cheias de macarrão para sopa
– 2 colheres (sopa) de cenoura ou abóbora picada
– 1 colher (sopa) de brócolis picado
– 1 colher (sopa) bem cheia de couve picada bem fininha
– 100g de carne

Modo de Preparo:
Cozinhe a cenoura ou abóbora, o brócolis e a couve no vapor por 15 minutos e reserve. Refogue a carne, deixe esfriar, desfie e reserve. Refogue um pouco de cebola em uma panela e reserve. Bata o feijão já preparado com meia xícara de água. Junte tudo na panela em que refogou a cebola e leve ao fogo. Assim que começar a ferver, baixe o fogo e acrescente o macarrão. Siga mexendo para que os ingredientes não grudem no fundo. Depois de dez minutos teste a consistência do macarrão, salgue a gosto e sirva a seguir.

Caldinho de feijão preto

Ingredientes:
– 1/2 xícara (chá) de feijão preto Broto Legal
– 2 litros de água
– 1 dente de alho picado
– 1 colher (sopa) de óleo
– 3 colheres (sopa) de cebola picada
– 2 colheres de chá de molho de pimenta
– 1 unidade de caldo de bacon
– Louro a gosto

Modo de preparo:
Coloque o feijão em uma vasilha e cubra com 1 litro de água e deixe de molho por uma hora. Em seguida, escorra a água e reserve o feijão. Pegue uma panela de pressão, adicione um litro de água e o feijão e cozinhe cerca de 25 minutos a partir do início da pressão. Retire a panela do fogo, espere sair a pressão e verifique se o feijão está cozido. Adicione então o caldo de bacon, o louro, misture até dissolver e deixe esfriar. Depois de frio, bata no liquidificador, passe por uma peneira o líquido e despeje em uma panela. Deixe esquentar, junte o molho de pimenta e sirva em seguida.

Sobre a Broto Legal
Desde 1980, a Broto Legal proporciona aos consumidores alimentos saudáveis, com qualidade e preço justo, desenvolvendo atividades que promovam o melhor resultado possível aos clientes, colaboradores e fornecedores, respeitando o meio ambiente, as leis e os costumes da comunidade.
Preocupada em colocar no mercado produtos selecionados de alta qualidade e compatíveis com a necessidade dos consumidores, a Broto Legal aposta em tecnologia e qualidade, investindo em máquinas modernas que selecionam os produtos de maneira automática, e com índices praticamente zero de impurezas.
Além do arroz e do feijão, hoje a empresa oferece ao consumidor a linha de azeites de oliva, jerked beef e atum enlatado. Todos os produtos possuem o Selo de Análise Contra Agrotóxicos emitido pelo Instituto Biológico de São Paulo. O feijão Broto Legal é o mais vendido no interior do território paulista. Além disso, a leguminosa já pode ser encontrada em Minas Gerais, Paraná e Amazonas.

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.