Não conheço quem não goste de bisteca de porco. Grelhadinha no ponto certo e suculenta, acompanhada de um virado de feijão e de ovo frito, é irresistível. Uma das carnes preferidas na mesa dos brasileiros do sul e sudeste, a bisteca de porco não exige técnicas apuradas, mas como todas as carnes, tem seus segredinhos.

Uma boa bisteca de porco grelhada é quase sempre preparada em panela de ferro, que espalha o calor uniformemente, sendo que esta deve estar bem quente para receber a carne. Um detalhe importante no preparo de bistecas é fazer alguns talhos na gordura que a acompanha. Isto vai evitar que a peça “dobre” com a temperatura, permitindo um dourado por igual.

Com os talhos, pronta para ir para a panela
Com os talhos, pronta para ir para a panela

Como quase todas as peças do porco, a bisteca fica bem mais saborosa quando submetida a uma marinada. Eu costumo utilizar para um quilo de carne suco de 2 limões, 2 dentes de alho esmagados, sal e pimenta-do-reino e um raminho de alecrim inteiro. Espalho esta mistura pelas bistecas em um recipiente com tampa, coloco o alecrim, tampo e levo para a geladeira por um mínimo de 4 horas.

Para grelhar, sempre em panela de ferro (ou outra pesada), aqueço bem e coloco um fio de azeite e uma colherzinha de manteiga. Retiro o excesso de tempero e arrumo duas bistecas de cada vez e deixo por uns 4 minutos de cada lado, até que doure.

bisteca-de-porco-1

No mais, é saborear esta carne deliciosa, de preferência com um belo Virado de Feijão, arroz e ovo frito. Não precisa mais nada para ter a certeza que a vida é bela.

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar Menu