Os biscoitinhos Goldfish são tradicionais nos EUA. Originários da Suiça, foram introduzidos na América em 1962 pela Pepperidge Farm, uma divisão da Campbell Soup Company. Em 1997 foi adicionado o olho e o sorriso no biscoito, que viraram a sua marca registrada. São produzidos em diversos sabores, mas o Cheddar (o primeiro da marca) é até hoje o mais vendido.

Não me lembro de ter visto este salgadinho aqui pelo Brasil,  mas com o advento da Internet e da busca Google, hoje em dia temos tudo nas mãos. Nestas buscas de receitas, minha querida amiga e colaboradora frequente do OBA Gastronomia, Regina Maria Franco é expert.

Goldfish 1

E assim, como todo o carinho que a Regina tem na cozinha e em tudo o que faz, foi que ela preparou peixinhos dourados em casa e está dividindo com os leitores deste espaço. Uma receita, que segundo a própria Regina disse, é irresistível. Impossível comer pouco.

A única diferença da receita original foi a substituição do queijo Cheddar pelo queijo Prato, uma questão de gosto. Você pode utilizar o de sua preferência.

Uma receita para você guardar entre suas preferidas. Pode esperar elogios e pedidos de Bis.

[box type=ok]Aqui, um pequeno adendo. Provando que filho de peixe dourado, peixinho dourado é, quem “fabricou” os moldes de peixinhos foi a Alessandra Franco, filha da Regina. Usando latas de refrigerante, paciência e um carinho hereditário, traz uma grande ideia para você ter em casa moldes do formato que quiser. Lembrando sempre que a Alessandra também é a responsável pelas belas fotos que ilustram a receita.  [/box]

Goldfish 3

A receita que a Regina utilizou foi a do excelente blog Testado, Provado e Aprovado, que por sua vez adaptou do Tasty Kitchen.

5 from 1 vote
Imprimir

Snacks Goldfish

Tempo de Preparo 30 minutes
Cook Time 15 minutes
Tempo Total 45 minutes
Porções 200 biscoitos

Ingredientes

  • 2 xícaras Queijo Prato ralado grosso
  • 50 g Manteiga gelada
  • 120 g Farinha de trigo
  • 3/4 colher chá Sal
  • 2 colheres sopa Água gelada

Instruções

  1. Coloque a manteiga no freezer por alguns minutos. Retire e rale. Em um processador, misture a farinha, a manteiga, o queijo e o sal. Processe até parecer uma farofa.
  2. Adicione a água gelada e pulse até que você consiga pegar nos dedos e a massada liga. Caso não aconteça, vá adicionando água gelada até chegar no ponto correto.
  3. Molde a massa em formato de bola e deixe na geladeira por meia hora. Com um rolo, abra a massa até a espessura de 3 mm.
  4. Com um cortador em formato de peixinho (ver box), faça os biscoitos. Arrume-os em um tabuleiro forrado com papel manteiga e leve ao freezer por 5 minutos.
  5. Pré-aqueça o forno em 190° e leve para assar por 15 minutos ou até dourar e ficar crocante. Deixe esfriar e sirva como petisco.
  6. * A massa pode ser feita à mão, na falta de um processador. Misture os ingredientes (menos a água) com as pontas dos dedos até virar uma farofa. Vá acrescentando a água até chegar ao ponto certo.

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Este post tem 2 comentários

  1. Sofia

    5 stars
    Ficou muito gostoso,mas coloquei menos de sal.😄

Deixe uma resposta

Gostaram da Receita




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.