Uma das imagens que guardo de minha infância é a de minha avó ou minha mãe preparando gemada para tomarmos nas noites de inverno. Sei que muita gente irá se identificar comigo. A gemada teve seu período de glória.

Gemada

Usada principalmente no interior brasileiro, gemada é uma bebida à base de gemas de ovos batidas com açúcar e misturada com leite quente. Os adultos incrementavam com conhaque ou vinho do Porto, gentileza negada às crianças, claro. Esta bebida era usada como fortificante (inclusive para os braços de quem bate as gemas com o açúcar). Para a criançada, era a salvação ao óleo de fígado de bacalhau, fartamente utilizado sem dó nem piedade nos menores.

Nos EUA uma bebida semelhante recebe o nome de Eggnog, na realidade um coquetel feito com leite, açúcar, conhaque, rum ou uísque, um ovo inteiro e temperada com noz-moscada. Na Alemanha temos o Beer Eggnog, feito de cerveja fervida com açúcar, uma pitada de sal, casca de limão, canela e gemas misturadas ao leite frio. (Pequeno Dicionário de Gastronomia – Maria Lucia Gomensoro)

Aqui pelo Brasil já vi versões com chocolate quente, café, guarnecendo Quentão (bebida à base de vinho, típica das festas juninas aqui no sul), porém continuo na tradicional, esta que passo a receita.

Eu utilizei vinho do Porto, mas você pode utilizar conhaque, rum ou mesmo uísque. Também pode, é claro, tomar sem nada alcoólico. Vai de seu gosto e de sua idade. Sendo como for, é daquelas coisas que trazem o sabor de saudade, de um tempo que não volta mais, apenas lembramos pelo paladar.

Uma bebida para aquecer os dias mais frios e a alma. Recomendo demais.

Gemada

Tempo de Preparo 20 minutes
Cook Time 5 minutes
Tempo Total 25 minutes
Porções 1 pessoa

Ingredientes

  • 1 unidade Gema de ovo
  • 1 colher sopa Açúcar
  • 1 copo Leite
  • 1 taça de licor Vinho do Porto
  • Para polvilhar Canela

Instruções

  1. Bata a gema e o açúcar até obter uma mistura bem clara. Adicione o leite bem quente, mexendo sempre para não cozinhar a gema. Coloque o vinho do Porto e misture. Polvilhe a canela por cima e delicie-se.

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Este post tem 3 comentários

  1. bom demais!!!!
    gostinho de infância (sem a bebida alcoolica, claro!!!) hahahaha

    Beijãozão*

  2. Kátia Ferreira

    ficou liquido

  3. Simone

    É líquido mesmo, bebi muito quando criança e vim olhar a receita certa para dar as minhas filhas. Isso é uma delícia.

Deixe uma resposta

Gostaram da Receita




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.