Polenta com cogumelos.

Gosto quando encontro novidades no mercado.

Principalmente quando se trata de ingrediente que eu adoro, no caso, cogumelos. Sou fã  inveterado destes fungos comestíveis. Difícil eu não incluir algum prato em eventos em que algum tipo de cogumelo figure como estrela.

Não sou muito fã de conservas, mas neste caso tive de experimentar. Cogumelos de vários tipos, todos pequenos, em óleo de girasol e ervas. Um produto importado da Itália e que pretendo usar muito.

Polenta com cogumelos é uma combinação clássica. Uma mistura de sabores que agrada a todos. Cogumelos levemente salteados em azeite de oliva, acompanhados de lâminas de alho e rúcula. Um prato que pode ser único ou guarnecer um assado.

Nesta receita, caso você não encontre este produto, utilize cogumelos frescos, como Paris, Shitake e Shimeji. Fatie os cogumelos Paris e Shitake em lâminas, separe o Shimeji em pedaços pequenos e proceda exatamente como descrito na receita.

INGREDIENTES

1 vidro de Funghi Misti ou 400 g de cogumelos diversos

2 dentes de alho em lâminas finas

Folhas de rúcula ( em torno de dez)

1 colher (sopa) de azeite de oliva extravirgem

Sal e pimenta-do-reino moída na hora

Para a polenta

750 ml de caldo de galinha caseiro

200 g de polenta italiana

50 g de queijo mussarela ralado

50 g de manteiga

PREPARO

Aqueça uma frigideira e coloque o azeite. Ponha as lâminas de alho e deixe tostar levemente. Adicione os cogumelos e cozinhe por 1 minuto. Tempere com o sal e a pimenta. Desligue o fogo, coloque as folhas de rúcula e misture tudo muito bem. Reserve aquecido.

Aqueça o caldo de galinha em uma panela funda. Tempere com sal e pimenta e deixe levantar fervura. Vá despejando a polenta em um fio bem lento e mexendo constantemente com um fouet  (batedor de arames). Abaixe o fogo e mexa sempre, por um mínimo de 30 minutos.

Junte o queijo ralado e mexa até derreter e incorporar na polenta. Desligue, adicione a manteiga e mexa vigorosamente, deixando bem cremosa.

Sirva a polenta com o refogado de cogumelos por cima.

É uma receita maravilhosa. Digna de um belo almoço de domingo.

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.