Reaproveitando Costela.
O Oba traz hoje uma maneira deliciosa de reaproveitar a sobra de uma costela de seu churrasco.Com dimensões continentais, o Brasil possui uma diversidade gastronômica quase inesgotável. Dos peixes exóticos da floresta amazônica, passando pela culinária nordestina de tantos sabores. Do pequi do Centro Oeste à comida mais urbana do Nordeste, chegando ao sul do Brasil, de influências européias e dos pampas argentinos, a gastronomia brasileira é uma das mais ricas do mundo.
A cozinha mineira é uma das mais autênticas do Brasil. Rica em sabores, substanciosa e com uma enfase muito grande na carne de porco, Minas tem toda a razão de se orgulhar de seus pratos.
A comida de Minas Gerais é um ritual. Preparada em enormes fogões à lenha,onde ficam por horas tomando sabor, a gastronomia mineira é uma delícia.
Um dos pratos mineiros mais apreciados é o que o Oba traz para vocês hoje. Uma ótima maneira de reaproveitar o que sobrou daquela costela de domingo.
INGREDIENTES (8 porções)
1 Kg de costela bovina cortada em pedaços pequenos (se utilizar a sobra do churrasco, elimine a gordura e corte em cubos)
2 cebolas picadas
4 dentes de alho picados
5 tomates sem casca nem sementes, em cubos pequenos
1 colher (sopa) de vinagre de vinho tinto
2 colheres (sopa) de óleo de girassol
1 maço de salsinha picada
3 cebolinhas verdes picadas
1 Kg de mandioca (aipim) cortado em pedaços
Sal e pimenta-do-reino à gosto
PREPARO
# Caso utilize a sobra de seu churrasco, reserve os cubos de costela para misturar ao aipim e molho, já cozidos.
Tempere a costela com a cebola, o alho, sal e pimenta e frite no óleo até dourar. Junte os tomates,o vinagre, a salsinha, a cebolinha e preencha com água suficiente para cobrir a costela. Cozinhe até a carne ficar macia.
Acrescente o aipim e cozinhe até amaciar bem, sempre completando a água do cozimento. Deve ficar com a aparência de um creme, com a carne mergulhada nele.
Sirva bem quente acompanhado de um simples arroz branco.
Fica a dica saborosa do Oba.
Orlando, nem de propósito! Hoje o jantar será vaca atolada.
Cá em casa gostamos muitos, eu então, adoro o molhinho.
Costumo substituir a costela de boi por carne de vaca para guisar.
de resto, a minha receita é igualzinha!! 🙂
Oba!
Beijinhos.