Costela no Bafo

Home / Carnes / Costela no Bafo

Sua Majestade, a Costela.

DSC05001

Hoje no Oba, uma das rainhas dos domingos brasileiros.

A costela é uma das carnes que reinam nos almoços dominicais do Brasil. Saborosa e suculenta, de preparo demorado, ela vira um pretexto para ficar jogando conversa fora enquanto caipirinhas e cervejas são devidamente “secas”.

O problema da costela é a quantidade de carvão que é usado (devido ao seu tempo de preparo), se a opção for fazê-la na grelha. Com uma churrasqueira de tambor, como a da foto, você não diminui o tempo de cocção, mas utiliza apenas 1 saco de carvão de 5 Kg.

A técnica de embalar com celofane (no bafo) retém os sucos da carne e proporciona uma extrema maciez à carne. Ela praticamente cozinha em seu suco.

A costela é uma carne que fica maravilhosa apenas com sal grosso.

Para fazer no bafo, calcule 400 g para cada convidado. Pode ser a ripa ou a ponta (que contém mais carne).

Abra o papel celofane, coloque a peça de carne e passe sal grosso abundante por toda ela. Feche herméticamente o pacote e leve à churrasqueira com carvão em brasas. Deixe assar por aproximadamente 5 ou 6 horas. No final deste tempo, retire a costela do fogo e desembrulhe com  cuidado. Retorne ao fogo por mais 15 minutos e sirva.

DSC05011

Costela é uma delícia. Uma carne que derrete na boca. Acompanhada de uma saborosa maionese, é para comer com os olhos fechados.

Fica a dica do Oba.

Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.
Exibindo 15 comentários
  • Cherry Blossom
    reply

    Realmente Orlando costela é deliciosa! Eu e o pessoal aqui de casa gostamos de todo jeito, mas assim no bafo meu “pai santo” é irresistível! Aliás, aqui na minha cidade e região ela é uma das grandes campeãs das mesas principalmente das mesas domingueiras. Ai! E com aquela maionese caprichada e mais uma farofinha fica ainda mais imbatível!!!

    Beijinho

    ….que saudade desse Oba…

  • Chopp
    reply

    Melhor ainda com chopp.

  • João Gabriel Margutti Amstalden
    reply

    Chef, este é meu corte predileto do boi. Andei estudando ele, e vi que a costela ponta-de-agulha ou minga é uma incógnita. Alguns dizem que ela é a pior para se fazer assada, pois pertece ao dianteiro, outros dizem que ela é na realidade, a melhor. Qual a sua opinião? Acrescentando também, com muita humildade, vi que as vezes o corte pode vir com uma parte chamada matambre, que deve ser retiranda antes, pois pede outro tipo de preparo.

    grande abraço chef!

    • Orlando Baumel
      reply

      Depende muito do gosto de cada um. Eu, particularmente, gosto de assar Costela em Ripas, até pela facilidade de servir. Com relação ao Matambre, também é uma opção individual. Muita gente retira e prepara recheado. Eu faço das duas maneiras. Matambre assado junto com a Costela é maravilhoso, desde que feito da maneira certa.

  • abraao bigode
    reply

    la amigos eu tanben curo uma costela bem asada no bafo com aquela cipira de cachassa ben gelada

  • Sil
    reply

    Oi Orlando,
    Sou uma cozinheira, digamos assim, de viração…tudo tem que ser fácil. Pela sua receita, apesar de demorada, é fácil. Como sou meio “ig”nesses assuntos, preciso de um esclarecimento: que papel celofane é esse, é de um tipo especial para culinária?
    Abraços,
    @SilTorres2011

  • GUILHERME RODRIGUES
    reply

    QUE MATERIA MARAVILHOSA , VOCES ESTAO DE PARABENS , GOSTO
    MUITO DE COSTELA NA BRASA , VOU FAZER UM PERGUNTA EM
    CASA TEM CONDICOES DE FAZER UMA CHURRASQUEIRA FOGO NO CHAO
    COM OS ESPETOS EM PE , AGUARDO A RESPOSTA , UM ABRACO
    DO AMIGO , GUILHERME RODRIGUES ( GUARULHOS SP )

  • PAULO BUENO
    reply

    ola b. tarde, gostartia de saber onde eu compro a costelera (a aquela peça de ferro fundido onde se faz a costela no bafo), se alguem souber favor me informar .
    grato

    Paulo

  • fatima
    reply

    GOSTARIA DE SABER SE A COSTELA NO BAFO SO PODE SER FEITA NESTE TIPO DE FOGO.OU PODE SER NO FORNO CONVENCIONAL?

  • Renato Bragion
    reply

    costela sao as melhores carnes nao tem quem nao goste kkkkkkkkkkkkkkkk

  • Renato Bragion
    reply

    costela sao as melhores carnes nao tem quem nao goste kkkkkkkkkkkkkkkk

  • rogerio
    reply

    Olá, quero assar e não quero errar no ponto de sal, tenho alguns amigos hipertensos e eu também sou, qual o padrão de grs de sal por kilo de costela? eu usris uns 40 ou 50% menos….aguardo,obrigado.

    • Orlando Baumel
      reply

      Olá, Rogério
      Use esta quantidade que está usando. É uma quantidade bem razoável. Sempre tem de bater. Ficará bem suave.
      Um abraço e obrigado peça participação!

pingbacks / trackbacks
  • […] Um dos pratos mineiros mais apreciados é o que o Oba traz para vocês hoje. Uma ótima maneira de reaproveitar o que sobrou daquela costela de domingo. […]

  • […] Um dos pratos mineiros mais apreciados é o que o Oba traz para vocês hoje. Uma ótima maneira de reaproveitar o que sobrou daquela costela de domingo. […]

Comente