Truta a Beurre Noisette

Lasanha de Abobrinha
18 de abril de 2012
Croquete de Truta
20 de abril de 2012
Mostrar todos

Receita para sempre.

Truta é um dos melhores peixes que existem. Peixe de água doce e gelada, é um dos mais saborosos e mais chatinhos de preparar. Um descuido e você põe tudo a perder. Trutas são encontradas  frescas, congeladas, inteiras, em filés e defumadas. Pode ser frita, grelhada, assada ou cozida no vapor.

Uma das melhores formas de preparar este peixe delicioso é grelhada e coberta com Beurre Noisette, manteiga aquecida até tomar a coloração de castanha, daí a denominação Noisette. Temperada com sal e pimenta, grelhada, banhada com suco de limão siciliano e coberta com esta manteiga, é uma receita para guardar para sempre.

Nesta preparação, eu guarneci com cogumelos de vários tipos, fazendo um contraste maravilhoso de sabores. Você também pode salpicar salsinha bem picada no peixe, mas eu optei por um sabor mais puro, com menos intervenções possíveis.

INGREDIENTES
4 filés de truta com 180 g cada
200 g de cogumelos diversos (Shitake, Paris, Shimeji, etc.) em pedaços pequenos
6 colheres (sopa) de manteiga
Suco de 1/2 limão siciliano
Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

PREPARO

Em uma frigideira pequena, aqueça 3 colheres (sopa) de manteiga em fogo médio. Deixe derreter até a espuma desaparecer e a manteiga escurecer, tomando uma cor acastanhada. Mergulhe o fundo da frigideira em água fria. Mantenha morna.

Em uma panela pequena, aqueça  1 colher (sopa) de manteiga e coloque os cogumelos. Deixe cozinhar por 3 minutos, tempere com sal e pimenta e reserve.

Em outra frigideira, aqueça o restante da manteiga  e deixe derreter em fogo médio. Deite os filés e aumente o fogo para  alto. Cozinhe de 3 a 4 minutos de cada lado, temperando com o sal e a pimenta e virando apenas uma vez.

Retire os filés de peixe e monte os pratos. Cubra os filés com suco de limão e espalha a Beurre Noisette por cima. Arrume os cogumelos e sirva imediatamente.

* Um aplicativo que  está sendo usado demais é o editor de fotos Instagram. Um brinquedinho fantástico, que permite vários efeitos e a facilidade de compartilhar a foto instantaneamente através de seu celular (desde que comporte o aplicativo) com amigos de suas redes sociais. Os efeitos que você consegue com o Instagram são surpreendentes. Para mim, uma forma de ver a comida de uma maneira mais lúdica, parecendo coisa de ficção.

A Truta de hoje “tratada” pelo Instagram

Print Friendly, PDF & Email
Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: