Peixinho-da-horta, Orelha-de-lebre, orelha-de-cordeiro, pulmonário, são alguns dos nomes pelos quais esta plantinha que entrou definitivamente em muitos cardápios brasileiros, para sorte nossa. O peixinho-da-horta, como eu prefiro chamar, é uma delícia. O nome é apropriadíssimo, já que depois de empanada fica realmente parecendo um peixinho frito, um delicioso lambari.

Peixinho-da-horta é uma espécie pouco conhecida como alimentícia fora do Brasil. Parece que em sua região de origem, a Turquia,  não é tradicionalmente usada como hortaliça. Ao que tudo indica, o Brasil é o maior consumidor desta planta. Suas folhas são muito gostosas quando empanadas e fritas. Ficam bem crocantes , com textura e leve sabor de peixe frito, daí ser conhecida como peixinho-da-horta.  ((Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) no Brasil)

Tive  a sorte de ganhar vários “maços” desta planta tão interessante, alguns com a raiz e já devidamente plantadas. Como não poderia deixar de ser, a primeira receita que testei foi o Peixinho-da-Horta Empanado. Usei massa ao estilo Batter (a mesma do Fish&Chips), um pouco mais simplificada, já que a original leva fermento químico em sua composição. Eu, se fosse você, iria correndo tentar encontrar estes “peixinhos” deliciosos e experimentar esta receita. É de fechar a porta para comer.

Peixinho-da-Horta Empanado

por 26 de novembro de 2019

Tempo de Preparo : 10 minutes. Tempo de Forno : 20 minutes Porções : 2 pessoas

Ingredientes

Modo de Preparo

Despeje a cerveja clara em um recipiente e adicione as pedras de gelo. Coloque a farinha aos poucos, mexendo com um fouet (batedor de arames) até atingir a consistência de uma massa homegênea e  leve (quando mergulhar um dedo, ele deve sair coberto com esta massa). Tempere com o sal e a pimenta.

Lave as folhas do peixinho-da-horta e seque batendo com papel toalha. Aqueça o óleo em uma frigideira, mergulhe as folhas na massa e frite até que doure. Retire e deixe secar em papel toalha. Sirva imediatamente.

Print

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar Menu