Que carne de porco é uma das mais saborosas que existe, é quase uma unanimidade. Lombo, bisteca e pernil suíno estão entre as mais consumidas no Brasil, além é claro da costelinha, tão presente em nossos cardápios. Como dizem, e é verdade, do porco usamos tudo. Porém, uma das partes deste animal que não é valorizada como deveria é a paleta.
Paleta é a perna dianteira do animal. No caso do porco, uma carne com mais teor de gordura, perfeita para ser assada. A paleta é bem menor que o pernil, permitindo que a usemos em fornos menores, o que às vezes é totalmente necessário. A paleta de leitão é um dos assados mais saborosos que conheço. Com o peso variando na faixa dos 2 Kg, quando bem preparada deixa qualquer almoço com cara de festa.
Para preparar uma paleta de leitão você irá precisar de dois dias, sendo um para deixar a peça em marinada. Das diversas receitas de marinadas para carne de porco, tenho a minha preferida, assim como vocês devem ter também. Eu utilizo os seguintes ingredientes:
1 garrafa de vinho branco seco
2 folhas de louro
3 ramos de alecrim
2 ramos de tomilho
5 folhas de sálvia
1 cebola em fatias
4 dentes de alho (bata com as costas de uma faca até abrir e use com a casca)
5 grãos de pimenta-do-reino branca
Sal à gosto
Depois de tudo misturado, faço talhos na pele da peça e alguns furos no lado da carne e deixo a peça de paleta nesta marinada, tampo e levo à geladeira de um dia para o outro, virando uma vez durante este tempo. No dia seguinte, retiro a carne do tempero. Não jogue fora o líquido da marinada, pois poderá ser a base de seu molho. Eu preparo um mistura de mostarda amarela e mel, pincelo a peça com esta mistura e levo ao forno (misturando o que sobrou com o líquido da marinada). Para isto, utilizo uma grelha pequena apoiada na forma. Coloco a peça em cima e derramo o líquido da marinada na forma. Cubro com papel alumínio e levo ao forno em fogo baixo. Neste momento, paciência é fundamental. Para uma peça de 2 Kg, eu deixo 4 horas no forno. Depois de ter assado 3 horas em fogo bem baixo, eu retiro o papel alumínio e deixo por 30 minutos em fogo mpedio, pincelando com o líquido da forma. Na última meia hora, subo o fogo para forte e deixo que doure perfeitamente.
A paleta de leitão estará macia e com um sabor fantástico. Se quiser deixar a pele pururuca, aqueça bem óleo vegetal e passe com uma colher na pele assim que sair do forno. Para acompanhar, arroz branco, uma farofa de sua preferência e batatas assadas inteiras. Mais algum molho (pode ser preparado a partir do líquido da forma), mais mostarda, um crem (raiz forte), e pronto, seu almoço renderá elogios rasgados, eu garanto.