Abrindo bem seu evento.

Ovos em cocotte (Oeufs en Cocotte, em francês) é uma das técnicas mais versáteis que conheço.

Esta maneira de preparar ovos aceita incontáveis tipos de “recheios”. Por sua apresentação e quantidade de sabores possíveis, é uma entrada que pode ser usada com qualquer cardápio.

A maneira de preparo é sempre a mesma: ovos cozidos em ramequins (pequenos potes de porcelana refratária),  recebendo manteiga, creme de leite ou um queijo que derreta fácil e os ingredientes escolhidos para seu recheio. Depois de montados, os ramequins são levados ao forno e cozidos em banho-maria.

INGREDIENTES      (4 pessoas)

4 ovos

16 pontas de aspargos

12 cogumelos médios, em fatias finas

4 bolinhas de Mussarela de Búfala, cortadas ao meio

Manteiga para untar

Sal e pimenta-do-reino moída na hora

PREPARO

Unte os ramequins com a manteiga. Aqueça água com sal até a fervura, mergulhe as pontas dos aspargos e cozinhe por 2 minutos. Escorra e reserve.

Aqueça uma frigideira com um pouco de manteiga. Adicione os cogumelos e refogue por 2 minutos. Salgue ligeiramente. Retire e reserve.

Monte os ramequins com uma parte dos cogumelos embaixo e as pontas de aspargo ao lado. Coloque duas metades do queijo em cada ramequim. Adicione o ovo no centro,  com cuidado. Tempere com sal e pimenta e coloque mais algumas fatias de cogumelos por cima (foto de abertura).

Arrume os ramequins em uma forma e coloque água até a metade dos potinhos. Leve ao forno médio e cozinhe por 8 minutos. Sirva ainda quente.

Uma deliciosa e refinada Entrada para um jantar especial

Ovos preparados assim são maravilhosos. Crie suas receitas e faça sucesso em um jantar mais refinado.

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.