Uma das PANCs (plantas alimentícias não convencionais) mais queridinhas do Brasil é o ora-pro-nobis. Largamente utilizada na culinária de Minas Gerais, ela está aparecendo com mais frequência nas mesas e quintais do sul do Brasil.

Pereskia aculeata, popularmente conhecida como ora-pro-nóbis (do latimora pro nobis: ‘ora por nós’), orabrobólobrobó ou lobrobô, é uma cactácea trepadeira folhosa. É uma planta bastante rara, rústica, perene, desenvolvendo-se bem em vários tipos de solo, tanto à sombra como ao sol. Muito usada em cercas vivas, mas suas folhas e frutos, que são bagas amarelas e redondas, também servem como alimento. A planta é também empregada para a produção de mel.

É originária do continente americano, onde tem ampla distribuição – desde o sul dos Estados Unidos até a Argentina, passando pelas ilhas do Caribe. Planta perene, rústica e resistente à seca, é a única espécie do gênero Pereskia que tem hábito de liana. No Brasil, ocorre em florestas perenifólias, nos estados de Maranhão, Ceará, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro. (Wikipedia)

Possuo um pé de ora-pro-nóbis aqui em casa. Um pé gigantesco que já nos forneceu suas flores e agora está ofertando seus frutos. Ainda estão começando a amarelar, mas alguns já estão no ponto para o consumo. Estes frutos tem um sabor ácido delicioso e são ricos em vitaminas A e C. São usados para o preparo de sucos, geleias e licores. Não tenho dúvida que aqui em casa usaremos também para o preparo de caipirinhas. Assim que prepararmos, estará aqui no OBA Gastronomia.

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Este post tem 3 comentários

  1. Flavio Penatti

    Tenho um pouco de receio de comer lá frutos da orapronobis eu tenho um caso aqui está com.bastantw flores pode comer e como é consumo do fruto e das flores

  2. Ivone

    Eu como e é muito boa levemente ácida só não consigo comer o bagaço.

  3. NELI C. REGIS

    Tenho na minha casa (ES). Pela primeira vez experimento os frutos recentes após uns 4 anos do plantio. Amei o sabor.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.