O OBA Gastronomia de hoje traz uma super colaboração de meu amigo Mauro Poddesu. O Mauro é italiano e morou algum tempo em Curitiba. Durante este tempo construímos uma amizade das mais bacanas, com muitos encontros, vinhos, risadas e fogões. De volta para seu país natal, o Mauro hoje tem 2 restaurantes em Roma, o AL42 Street Food Gourmet. Hoje o OBA é dele e o nosso presente é a receita de Maritozzi com Creme Chantilly. Podemos dizer que é o Sonho Italiano. Um grande abraço e espero te rever em breve, aí (como estamos combinando) ou aqui. Muito obrigado!

A receita de maritozzi com creme chantilly é típica da região do Lazio. Uma sobremesa suave e saborosa, geralmente servida como um lanche. Esta receita é de dificuldade média, e particularmente desafiadora para o tempo de fermentação da massa e da forma de bolinha de pãozinho antes de ser assado.

EXECUÇÃO DA RECEITA: MÉDIA
PREPARAÇÃO: 20 MIN
COZINHAR: 15 MIN-20 MIN
FERMENTAÇÃO: 6 H
PORÇÕES: 6 Pãozinho

INGREDIENTES:
PARA A PRODUÇÃO DE LEVEDURA(BIGA, precisa para dar uma força na fermentação)
50 g de farinha 00
50 ml de água
5 g de levedura de cerveja(fresco) ou 3 g desidratado(em pò para panificação)
1 colher de chá de açúcar

PARA A MASSA:
200 g de farinha de Maitoba
20 ml de leite
50 g de açúcar
40 ml de óleo de amendoim
1 gema de ovo
raspa de uma laranja( somente o aranjado)

A FIM PARA DOURAR COM UM PINCEL:
1 gema de ovo
1 colher de sopa de leite

PARA O RECHEIO:
200 ml de natas fresca para fazer chantilly

1° – Para preparar o maritozzi é bom começar do fermento, deixe dissolver o fermento na água junto com o açúcar e a farinha. Deixe crescer por cerca de 1 hora.( BIGA )
2° – Em uma tigela, coloque adicionando sem mexer, o ovo, açúcar, leite, óleo e a farinha Manitoba.
3° – Em seguida na tigela, adicione a levedura( BIGA ) e casca de laranja para começar a mistura. 3a – Amasse a massa até que tenha uma consistência macia e elástica.
4° – Deixe a massa crescer por pelo menos 4 horas em um lugar médio-quente. Em seguida formar alguns pãozinho um pouco ‘alongado e organizá-los em uma assadeira forrada com papel manteiga e deixe crescer por pelo menos 40/50 minutos.
5° – Quando os maritozzi forem levedados, pincele-os com gema de ovo e leite e asse a 180° por cerca de 15/20 minutos. Forno estático. Quando estiverem frios, corta no meio na parte superior e encha-os com o chantilly.

Fiz a tradução do livro mais famoso da Itália: IL CUCCHIAIO D’ARGENTO.

Mauro Poddesu

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar Menu