A lentilha é o ingrediente mais utilizado para substituir o feijão nosso de cada dia, levando a vantagem que seu preparo é bem mais rápido. Das várias receitas que conheço, esta é uma de minhas preferidas. Incrementada com calabresa, cenoura e bacon em cubinhos, o resultado é uma delicia. A pitada de cominho que uso é opcional, mas faz uma tremenda diferença. Para finalizar, uso ciboulette, outro opcional.
Lentilha com Calabresa, Cenoura e Bacon
Tempo de Preparo 10 minutes
Cook Time 10 minutes
Tempo Total 20 minutes
Porções 6 pessoas
Ingredientes
- 250 g Lentilha
- 1/2 unidade Calabresa em cubinhos
- 1 unidade média Cenoura em cubinhos
- 50 g Bacon em cubinhos
- 2 folhinhas Louro
- 1 unidade média Cebola bem picada
- 2 dentes Alho picado
- 1 colher chá Cominho em pó
- 1 colher sopa Óleo de girassol
- À gosto Sal
- Para finalizar Ciboulette picada
Instruções
-
Aqueça uma panela de pressão e coloque o óleo. Junte o bacon e a calabresa e refogue até que dourem. Junte a cebola e o alho e cozinhe por 1 minuto. Coloque a lentilha e a cenoura. Acrescente o sal e o cominho, cubra com água e tampe a panela. Depois que começar a chiar, cozinhe por 10 minutos. Desligue o fogo, deixe que acabe a pressão e sirva com a ciboulette por cima.
-
Lens culinaris, popularmente chamada de lentilha, é uma pequena planta trepadeira anual, da família das leguminosas, subfamília Faboideae. Essa erva de origem asiática é cultivada universalmente e possui folhas penadas, com folíolos minutos. Suas flores são papilionáceas, pequenas, de cor clara e as vagens são curtas, com uma ou duas sementes discóides. Apresenta também largo uso ornamental em vasos, jardineiras ou em cercaduras de canteiros.
-
Lentilhas têm sido parte da dieta humana desde o período neolítico, sendo uma das primeiras culturas agrícolas domesticadas no Oriente Médio. Evidências arqueológicas mostram que elas eram consumidas de 9.500 a 13.000 anos atrás.
-
Do Oriente Médio, as lentilhas se espalharam para a Europa do sul e central e para o norte de África.
-
Com cerca de 30% de suas calorias vindas de proteína, as lentilhas têm o terceiro maior nível de proteína, em peso, do que qualquer outro legume, depois da soja e do cânhamo. As proteínas incluem os aminoácidos essenciais isoleucina e lisina. A planta é uma fonte barata e essencial de proteína em muitas partes do mundo, especialmente na Ásia Ocidental e no subcontinente indiano, que têm grandes populações vegetarianas. As lentilhas são deficientes em dois aminoácidos essenciais, a metionina e a cisteína. As lentilhas também contêm fibras alimentares, ácido fólico, vitamina B1 e minerais.
-
Lentilhas também tem alguns fatores anti-nutricionais, tais como inibidores de tripsina e um teor relativamente elevado de fitato. A tripsina é uma enzima envolvida na digestão e os fitatos reduzem a bio-disponibilidade de minerais A planta é uma boa fonte de ferro, tendo mais de metade da necessidade diária de ferro de uma pessoa em uma porção de um copo. (Wikipedia)