Duas surpresas! Jambu e CMEI Lala Schneider!

dsc02268

Há aproximadamente 2 anos atrás tentei uma busca pela Internet por Jambu, o agrião da Amazônia. Obtive algumas respostas, sempre da região Norte do Brasil. Porém, há pouco tempo recebi uma mensagem de Jambu em Curitiba! E mantive contato com a pessoa, mas nunca consegui um tempo para ir conhecer a plantação…

Até que semana passada recebi outra mensagem: o Jambu estava no fim e com a chegada do frio ele não iria aguentar muito tempo. Resolvi ir e conhecer o projeto da Ana Araujo, diretora de uma creche municipal aqui de Curitiba. E acabei conhecendo uma das coisas mais bacanas que já vi…

Em tempo, Jambu é uma planta da família das folhas ovais, denteadas e espessas, com flores amarelo-pálidas. Na culinária é usada em pratos típicos do Norte do Brasil, como o “tacaca” e o “pato no tucupi”.  Ao ser mastigada, anestesia levemente a língua.

É conhecida também pelos nomes de agrião-do-Brasil, agrião-do-Pará, nhambu e pimenta d’água.

Pois bem, escoltados pela Ana (o local é distante do centro) fui conhecer o Centro Municipal de Educação Infantil Lala Schneider, no bairro Sítio Cercado, aqui em Curitiba. Lá a Ana me apresentou a horta comunitária que fica dentro da creche!

dsc02263

A horta é maravilhosa. Mantida pela comunidade e pelas crianças da creche, é de encher os olhos! Alface, couve, feijão, almeirão, cenoura, beterraba e outras hortaliças crescem cuidadas pelos olhinhos curiosos das crianças!

dsc02266

O jambu entrou para a horta em 2006. Vinda da Amazõnia (fronteira com a Colômbia), a Ana conversando com a moça da barraca do Norte na Feira Gastrônomica (que acontecem em Curitiba, e são sempre temáticas) soube da dificuldade de se conseguir o jambu.

A moça mandava vir por Sedex, da Amazõnia. Era muito caro e muitas vêzes chegava aqui com grande parte estragado.

Pois bem, a Ana resolveu tentar. Pediu os galhos das plantas e plantou na horta. A primeira tentativa foi frustrante, mas a segunda foi um sucesso. E assim começou a aumentar a plantação de jambu na horta da creche.

Logo já estavam com o dobro de canteiros tomados por jambu. E a moça da barraca de comidas do Norte não precisou mais mandar vir pelo correio. E claro, a Ana tinha seu jambu para matar as saudades de sua terra natal. E a comunidade passou a conhecer esta planta fantástica, tão estranha aos sulistas. 

A creche ainda possui uma cozinha experimental, onde as crianças podem usar as hortaliças para o preparo de pratos. Depois levam a hortaliça para casa e repassam a receita aos pais.

Nos dias de “mutirão”, a comunidade se reúne e ajuda na manutenção da horta, deixando-a sempre viçosa.

dsc02265

Realmente uma iniciativa espetacular! Digna de todos os elogios. O entusiasmo que a Ana demonstra ao falar sobre a horta é cativante…e plenamente compreensível! Todos da creche e da comunidade devem se orgulhar de uma iniciativa tão bonita.

E o melhor de tudo: a Ana quer compartilhar com todos que tenham interesse em conhecer o jambu. Assim como fez questão de receber o OBA com tanto carinho, com certeza terá o mesmo para atender qualquer pessoa interessada em conhecer este projeto.

O OBA mesmo saiu de lá com jambu para uma futura postagem e com mudas para tentar a sorte aqui na horta!

dsc02269

Parabéns à Prefeitura de Curitiba pelo belo complexo montado no local (o que é bom deve ser comentado também!). E parabéns à Ana, às crianças, à comunidade e todas as pessoas envolvidas nesta belíssima iniciativa. Obrigado também pela paciência em nos atender. Difícil encontrar pessoas assim…E claro, logo virá a receita prometida: um risoto de jambu!

Para quem quiser conhecer o trabalho da creche e o jambu, o telefone é (41) 3347 5840

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Este post tem 69 comentários

  1. Ana Araújo e Silva

    O CMEI Lala Schneider e os voluntários da Horta Comunitária agradecem ao Oba pela visita e à valorização ao trabalho realizado pelas crianças, funcionários e comunidade.
    Parabéns ao Oba que também realiza um trabalho comunitário, “descobridor de sete mares” e apaixonante.
    Valeuuuuuuuuuuuuuuu Orlando!
    Ana Araújo

  2. augusto

    Gostaria de saber como plantar o jambú e a época própria para o plantio(para consumo próprio)moro em apto. em Porto Alegre e como encomendá-lo através de vcs.
    Agradeço desde já a boa vontade.

  3. creuza maria lima donatelli

    gostaria de adquiri sementes de muda de jambu.parabens pelo trabalho em creches comunitaria .estou confiante em comprar e plantar em meu ap. sou paraense saudosa, udesde filhos grata
    creuza

  4. elza burgos

    gostaria de comer jambu antes de morrer pois nao como tacaca desde a minha infancia alguem poderia me vender muda ou semente? agradeço muito elza. 68 anos.

  5. elza burgos

    gostaria de comer jambu antes de morrer pois nao como tacaca desde a minha infancia alguem poderia me vender muda ou semente? agradeço muito elza. 68 anos.

  6. elza burgos

    gostaria de comer jambu antes de morrer pois nao como tacaca desde a minha infancia alguem poderia me vender muda ou semente? agradeço muito elza. 68 anos.

  7. Ana Araújo e Silva

    Elza,
    entra em contato comigo que te envio a semente de jambú. abraços Ana

  8. Ana Araújo e Silva

    Augusto,
    entra em contato comigo que te mando sementes de janbú. abraços Ana

  9. antenor carneiro de melo

    Prezada Ana Araujo
    Com quase um ano de atraso, querendo informações sobre o cultivo do jambú, li do belissimo trabalho feito no CMEI Laila Schneider aí em Curitiba em horta comunitária na creche, sob a sua orientação.
    Gostaria de saber como posso obter semente ou muda para o plantio do jambú, pois o tucupi eu sei fazer e assim possa matar a saudade da nossa região norte.
    Agradecendo a sua atenção, envio os meus cumprimentos, atenciosamente, Antenor Melo

  10. Rosane

    Incrível… a Ana divide com a gente o jambu e a paixão pela cultura da sua terra!!

  11. Erika

    Como conseguir a muda do Jambu para consumo proprio?

  12. MAURO

    fiquei encantado com a iniciativa da Sra Ana,gostaria de saber se tem a possibilidade de receber galhos ou sementes desta planta jambu para que aqui conhece-la e aprecia-la tambem.att:mauro

  13. Luiz Aurélio

    Parabéns pela matéria. Agora vou fazer a receita do Pato no Tucupi!

    abs

  14. Ana Araújo e Silva

    antenor carneiro de melo
    Meu telefone para contato: (41) 9119-1914
    Entra em contato que combinamos como fazer para te enviar o que queres. obrigado pelo elogio ao nosso trabalho.
    Abraços
    Ana

  15. Ana Araújo e Silva

    Erika
    Meu telefone para contato: (41) 9119-1914
    entra em contato para cobinarmos
    Abraços
    Ana

  16. Ana Araújo e Silva

    MAURO
    Meu telefone para contato: (41) 9119-1914
    entra em contato para cobinarmos
    Abraços
    Ana

  17. Valdir Fernandes da Silva

    Gostaria muito de cultivar o jambu em meu Estado, moro no Triangulo Mineiro-MG, alguem poderia me dizer como conseguir sementes. é só pro meu consumo.

  18. Berto Nogueira

    Ola Sr. Ana,
    Estou a procura de sementes de jambu para consumo proprio. Moro no sul da Florida e tenho familia em Sao Jose dos Pinhais. Obrigado pela atencao!

  19. Rubem Pereira

    Ana, boa noite !

    Parabéns pela horta comunitária. Que bela iniciativa.

    Amiga, gostaria de saber se o jambu pode ser consumido em salada, como o agrião, alface, almeirão e etc…

    Vc pode me mandar um molhe para plantar ?

    Me passe o custo do envio que faço o depósito em sua conta.

    Meu endereço: Rua Antonio Banjar, 725 Apto.103 – Bairro Cartacione – cep: 28614-280 – Nova Friburgo RJ.

    Desde já, muito agradecido.

    Rubem

  20. Claudia

    Gostaria de obter mudas ou sementes de jambu, sou gaúcha, mas aprendi a amar esta planta pela sua exoticidade. Gostaria de receber instruções de plantação, pois moro em Santa Catarina, obrigada!

  21. Berto Nogueira

    Ana,
    Muito obrigado pelas sementes e pela plantinha. Meu sobrinho Helder foi quem as buscou contigo. Tenho certeza que vou conseguir cultivar jambu aqui no sul da Florida e matar a saudade do pato no tucupi que comi em Belem do Para. Sem contar o tacaca degustado as 4 da tarde, no calor de Belem.
    Voce e uma simpatia e e muito generosa. Muito obrigado de coracao. Forte abraco.
    Berto Nogueira

  22. Luiz Diniz

    Olhe ai…

  23. marcelo lindoso

    moro em sc sou paraense queria sabe se posso comprar o jambu com vc ou vc me ensina planta obrigado

  24. Olá Rubem

    Entra em contato comigo pelo fone (41)9119-1914 que te envio sementes de jambú.
    Abraços
    Ana Araujo

  25. Olá Marcelo

    Olá Marcelo, liga pra mim que envio o que tu queres. Fone (41) 9119-1914.
    Abraços
    Ana Araujo

  26. neide cristina rodrigues

    oi! sou uma agricultora que moru no engenho ipiranga,no cabo de santo agostinho PE.
    estou feliz da vida poque estou plantando ortaliçaslegumes,e tenho certeza que vai dar certo,so estou preocupada como vou vender,mais aqui tem uma grande demanda de alimentos naturais,se nós agricultores não plantar logu vai faltar alimentos,pois temos mais de 30 mil pessoas trabalhando no porto de suape,e que se alimentam com muitas verduras e legumes,fique muito feliz em conheser este site,que mim insentivou a tentar montar um pontu turistico no meu sítio que tem 10 he.e um riacho que dar pra fazer uma bica pra banho e um tanque de peixe pesque e pague,muito obg,por mim sentivar a lutar mais pela vida,vejam no meu orkut minhas fotos do meu pequeno paraizo
    neide_cristina_@hotmail.com

  27. elza burgos

    Oi Elza, Manda teu endereço que envio mudas e sementes de jambú para voce matar a saudade. Fones: (41) 9119-1914/3374-5840. e-mail anaas@uol.com.br
    Abraços
    Ana Araujo

  28. Berto Nogueira

    Oi Berto, o jambú nasceu, como está a tua plantação? Manda fotos pelo orkut ana araujo e silva. Abraços.
    Ana Araujo

  29. Claudia

    Oi Claudia, entra em contato comigo que te auxilio. Fones: (41) 9119-1914/3347-5840 e-mail anaas@uol.com.br
    Abraços
    Ana Araujo

  30. marcelo lindoso

    Oi Marcelo entra em contato comigo que envio sementes e mudas de jambú. Fones: (41) 9119-1914/3347-5840 e-mail anaas@uol.com.br
    Abraços
    Ana Araujo

  31. Rosane

    Oi Rosane, muito obrigado pelos elogios ao meu trabalho.
    Abraços
    Ana Araujo

  32. Descobri esse post só agora.
    No fim das contas o seu Jambú nasceu?
    Onde consigo sementes?
    Parabéns pelo site. Precioso!

  33. Turra

    A um certo tempo visitei o Pará onde experimentei um pouco das delicias daquela terra… desde então procuro pelo Jambú para tentar fazer o tacacá, alguem poderia me auxiliar com sementes ou mudas, sou do RS… obrigado

  34. Eliane Franqui

    Olá Ana,
    Vi sua materia e gostaria de saber se é possível vc me enviar as sementes e me ensinar o plantio. Euu trouxe be belém e de macapá, tanto as mudas quanto as sementes…tentei plantar em varios tipos de terra (arenito, roxa, etc…) e não obtive sucesso.
    O Jambu, tanto eu quanto minha familia apreciamos muito, mas é impossivel encontrarmos em nossa comunidade.
    Agradeço qualquer contato e informação.

    Ah, sim…moro em Maringá e sempre estou Curitiba.

    Grande abraço.

  35. robson ross

    amigos, adorei o jambu feito m um prato tipico ai do norte, prem não consegu uma muda, tenho uma criança que tem anemeia e li em um site que ele e otimo para o tratamento, como faço para adqurir umas mudas ou semente, ficaria mjuito grato

  36. Manoel

    Ola Ana, muito interessamnte sua materia, tentei plantar Jambu, mas nao deu certo, mentive contato com a Dona Dora, para ver se consigo uma muda. Vou entrar em contato com voces.

  37. Ana Araújo e Silva

    Oi Claudia,

    Somente agora vi o teu pedido. Meu contato por telefone: (41) 3347-5840 ou 9119-1914.
    Abraços
    Ana Araújo

  38. Ana Araújo e Silva

    Oi Marcelo,

    Meu contato em Curitiba (41) 3347-5840 ou 9119-1914
    Abraços
    Ana Araújo

  39. Ana Araújo e Silva

    Oi Neide,

    Que legal o teu plantio, parabéns. Meu contato para te enviar sementes e mudas de jamvbú. (41) 3347-5840 ou 9119-1914
    Abraços
    Ana Araújo

  40. Ana Araújo e Silva

    Oi Rodrigo,

    Meu contato (41) 3347-5840 ou 9119-1914
    Abraços
    Ana Araújo

  41. Ana Araújo e Silva

    Oi Erika,

    Meu contato (41) 3347-5840 ou 9119-1914
    Abraços
    Ana Araújo

  42. Ana Araújo e Silva

    Oi Turra,

    Meu contato (41) 3374-5840 ou 9119-1914
    Abraços
    Ana Araújo

  43. Ana Araújo e Silva

    Oi Eliane,

    Somente agora vi o teu pedido. Meu contato
    (41) 3347-5840 ou 9119-1914
    Abraços
    Ana Araújo

  44. Ana Araújo e Silva

    Oi Robson,

    Meu contato para envio de sementes e mudas de jambú: (41) 3347-5840 ou 9119-1914
    Abraços
    Ana Araújo

  45. Ana Araújo e Silva

    Oi Manoel,

    Meu contato para envio de sementes e mudas de jambú, em Curitiba
    (41) 3347-5840 ou 9119-1914
    Abraços
    Ana araújo

  46. Ana Araújo e Silva

    Quero agradecer ao Orlando, pessoa maravilhosa que proporcionou o meu contato no mundo com apaixonados e interessados pelo jambú. Muito obrigado! Feliz Natal e Ano Novo!!!!!!!!! Abraços
    Ana Araújo

  47. Orlando Baumel

    Muito obrigado a você, Ana! De verdade! Logo vou pegar jambu aí! Um beijo e Feliz Natal!

  48. rodrigo

    Antenor,

    estouu procurando tucupi em Curitiba, vc pode me passar a receita de como fazer??

    agradeço

    abs

    Rodrigo

  49. Márcia

    Fiquei maravilhada em saber que tem jambú aqui em Curitiba Ana! Poi faço vários pratos típicos de Belém aqui em casa e sem jambú faz a diferença! Estarei entrando em contato com você para comprar este tesouro culinário! 🙂

  50. sergio meira

    Gostaria de comprar sementes de jambu

  51. nano reis

    Olá Ana!sou de Curitiba e gostaria de experimentar a culinária paraense ou amazonense vc sabe onde servem na cidade de Curitiba?abraço

  52. Orlando Baumel

    Olá, Nano. Tente conhecer o Mukeka – Gastronomia Brasileira. Com certeza lá você encontrará o que procura. Um abraço.

  53. jeronimo

    onde você mora, poderia te mandar umas sementes e você mesmo plantar num vasinho e vê-lo crescer aos pouquinhos.

  54. Lina

    Ola Berto Nogueira,
    Se voce mora no sul da Florida, sera muito mais facil e rapido voce conseguir SEMENTES DO JAMBU na HORIZON HERBS cheque no google que voce vai encontrar todas informacoes. Eles enviam para todos os todos os lugares e e rapido. E mais facil conseguir ai nos USA, doque aqui no Brasil.

  55. Pilles

    Desejo comprar jambu para provar onde encontro no parana

  56. Leticia Surmas

    Nossa… adorei a notícia!!
    Sabe me indicar se não há mais lugares onde eu possa encontrar a semente ou muda?

  57. Vinicius

    Olá, estou procurando um muda de jambu para meu bar que estou abrindo o qual terá o mesmo nome da planta. Saberiam me dizer onde consigo um exemplar? O bar terá um grande jardim e gostaria de adicionar algumas mudas no local além de utilizar em alguns pratos.

  58. Vinicius

    Esqueci de comentar o bar será em Curitiba.

  59. José

    Olá, Rodrigo, eu possuo geleia de Jambu… se lhe interessar..

  60. José

    Olá Orlando e Nano! Como vão/? Eu possuo geleia de Jambu, Cachaça e licores de Jambu… Se interessar á voces. Ah, e tenho também, molho de tucupi preto!

    Abs..

  61. José

    bom dia Leticia! Eu possu geleias de jambu, licores e cachaças! Tenho, o molho de tucpi preto também!

    41 9 9914-4343, se precisar de algo ou interessar

  62. José

    Bom dia Vinícius! Como vai? As mudas eu não possuo! Mas geleias, licores e cachaças de Jambu eu tenho!

    Poderíamos conversar… se desejar, 41 9 9914-4343.

    Abs e fico contente com a iniciativa!

  63. José

    Bom dia! Para os que ainda utilizam este artigo, eu possuo licores, cachaças e geleias de JAmbu! Além de molho de tucupi preto, geleias de Taperebá, Cupuaçu, Priprioca e pimenta de cheiro!

    Telefone para contato: 41 9 9914-4343

    Obrigado!

  64. Lamas

    Bom dia Orlando!
    Estou aprendendo a ser cozinheiro como nova profissão, quero um fazer tucupi e não encontro o jambu aqui em Imbituba, como faço para comprar as sementes do jambu ou a planta no vasinho?

    Edson Lamas
    Obrigado

  65. Karoline Laureth

    Olá
    Boa tarde, moro em Blumenau/SC , gostaria muito de plantar jambu, você sabe onde consigo encontrar por aqui? ou você poderia me mandar umas sementes?

  66. Marlene felipe

    Boa tarde gostaria de saber se como eu ir até aí na creche conhecer o jambu.

  67. Jeferson luiz

    Ola tenho uma lanchonete e irei começar a servir comida típica
    Meu zap
    41999076152

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.