Frittata de Espinafre, Cogumelos, Ervilhas e Jamon

Feliz aniversário!
18 de março de 2012
Merengue de Limão
20 de março de 2012
Mostrar todos

Ovos para um almoço.

Frittata, a omelete italiana, é um prato delicioso.

Diferente de sua prima francesa, a frittata italiana possui uma textura não muito cremosa, porém não seca. Nunca são dobradas ou enroladas, devendo ficar com formato do fundo da frigideira que foi preparada.

Devem ser cozidas dos dois lados. Para isto, muitas pessoas utilizam duas frigideiras, sendo que existem frigideiras duplas, com dois fundos, próprias para isto. Outras, mais corajosas, viram a frittata no ar, em uma ação de malabarista.

O método que considero o melhor é finalizar a frittata em forno quente. Para isto, você vai precisar de uma frigideira que possa ser levada ao forno. Uma de ferro, como a que utilizo, com cabo de madeira, é perfeita.

Esta é uma receita que vale por um almoço ou um lanche reforçado.

PREPARO

Aqueça água salgada em um panela pequena até a fervura. Coloque as folhas de espinafre e deixe por 1 minuto. Retire com uma escumadeira e deixe escorrendo em uma peneira. Na mesma água, coloque as ervilhas e cozinhe até estarem tenras. Escorra em peneira.

Aqueça uma frigideira funda, de 20 cm de diãmetro, que possa ir ao forno e adicione o azeite. Junte as lâminas de cogumelos e cozinhe até tomar cor. Tempere suavemente com sal e pimenta.

Misture o espinafre e as ervilhas aos ovos batidos, tempere com sal e pimenta e despeje na frigideira. Espalhe os ingredientes de maneira uniforme e coloque as tiras de presunto por cima. Deixe cozinhar por 10 minutos.

Após este tempo, retire do fogo e leva ao forno pré-aquecido por mais 10 minutos ou até a frittata firmar.

Retire, solte da frigideira e sirva imediatamente.

Frittatas são maravilhosas. Ideias para uma refeição rápida e quase completa.

Print Friendly, PDF & Email
Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

1 Comentário

  1. Deborah Almeida disse:

    Gostaria de deixar a dica , para o preparo de pratos deliciosos que levam vinho , não é necessário gastar uma fortuna com vinhos caros ,achei neste site : http://www.vinhosdesaoroque.com.br vinhos com preços acessíveis e justo , testei diversas receitas e o resultado é o mesmo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: