Figo e uma saladinha

Real e Virtual: comida e bebida.
28 de Janeiro de 2013
Panquecas (Crêpes)
30 de Janeiro de 2013
Mostrar todos

Figo é uma das frutas que mais aprecio e quando chega esta época, minha figueira aqui de casa fica carregadinha, cheia de frutos esperando para serem devorados crus ou entrarem em algum outro preparo.

Claro que também começa a disputa Eu versus Passarinhos. Sábias e sanhaços ficam a espreita de uma única chance. É uma batalha renhida, onde o empate ao final é comemorado por ambos os lados.

Figo 1

Originário da Ásia Menor, o figo já aparece nos desenhos da Grande Pirâmide de Guizé, construída há 55 séculos. Começou a ser plantado no Brasil no século XVI, pelos portugueses. Tem casca fina e delicada, verde ou roxa, polpa rosa ou vermelha, cheia de minúsculas sementinhas comestíveis.

Figo

Muito nutritivo, é rico em proteína e açúcar. Pode ser usado fresco, em calda ou cristalizado, em sobremesas. Fresco, é excelente acompanhamento para presunto cru. Em calda, pode servir de guarnição para assados. Você os encontra também secos. (Pequeno Dicionário de Gastronomia – Maria Lucia Gomensoro)

Uma outra maneira de servi-los é em saladas. Ficam maravilhosos, principalmente quando damos uma grelhadinha, como aqui. Uma salada feita com um mix de folhas, gorgonzola e figo grelhado.

Para preparar, faça um vinagrete simples, com azeite, vinagre e sal. Corte um figo em três partes, no sentido do comprimento e grelhe dos dois lados em um fio de azeite.

Corte duas fatias de gorgonzola. Monte as folhas em um prato individual e tempere com o vinagrete. Arrume as fatias de figo por cima, intercaladas com o gorgonzola. Regue com um pouco de aceto balsâmico reduzido (aquecido com um pouco de açúcar mascavo até ficar  na consistência de xarope).

Figo 2

Uma delícia de salada. Uma entrada simples e refinada com esta fruta maravilhosa. Aproveitem a safra.

Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

1 Comentário

  1. Paula Alvarez disse:

    Delícia hein?!

    😀

    beijão*

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *