Feira do Pinhão 2012 – Curitiba

Risoto de Pinhão
14 de junho de 2012
Três tira-gostos práticos demais
16 de junho de 2012
Mostrar todos

No dia 9 de junho começou a funcionar a Feira do Pinhão 2012 em Curitiba. Como todos os anos, esta feira transforma as praças Osório e Santos Andrade em uma festa gastronômica e uma grande oportunidade de encontrar produtos referentes ao inverno com preços bem convidativos.

Os visitantes encontrarão, nas duas praças, barracas com objetos decorativos e de interesse turístico, cachecois, casacos e blusa de lã feitas em crochê, tricô e tear, chinelos, jogos de cozinha e produtos alusivos às festas juninas. Também haverá espaços para alimentação, com pratos típicos de outros países e comidas e bebidas da época, entre eles pinhão, quentão e derivados do milho.

Como todos os anos, o OBA Gastronomia faz questão de divulgar o trabalho destas pessoas tão valorosas. Mesmo com o clima frio e úmido da capital paranaense, este pessoal faz de tudo para agradar a quem os visita, seja para consumir ou somente para um passeio diferente em família.

As feiras especiais são administradas pelo Instituto Municipal de Turismo, com a participação da Secretaria Municipal do Abastecimento. “A intenção é levar à população artigos juninos com bons preços, escoar parte da safra de pinhão da produção rural e divulgar a culinária típica das etnias formadoras da cidade e do Estado”, diz a presidente do Instituto Municipal de Turismo, Juliana Vosnika.

Visitar a Feira do Pinhão é um programa imperdível para curitibanos e para quem está de passagem pela cidade. O colorido das barracas e o aroma das comidas preparadas na hora é de aguçar todos os sentidos.

Todos os produtos expostos e vendidos nas feiras especiais passaram pela avaliação de uma comissão.  
“Os profissionais que trabalham nas feiras da Prefeitura de Curitiba vendem produtos de qualidade garantida. Antes de serem escolhidos para participar, eles passam por um rigoroso processo de seleção”, explica Juliana.

Para a comercialização de gêneros alimentícios, os participantes devem atender as normas de manipulação, comercialização e armazenamento da Vigilância Sanitária.

O artesanato culinário precisa ser embalado e apresentar etiqueta com dados como ingredientes, conteúdo ou peso líquido, identificação de origem (endereço completo do fabricante com telefone), data de validade, forma de conservação e se o produto contém ou não contém glúten.

Feiras de Inverno de Curitiba
De 9 de junho a 8 de julho

Praça Osório: de segunda-feira a sábado, das 10h às 21h. Domingos, das 10h às 19 h.

Praça Santos Andrade: todos os dias, das 10h às 20h.

Fonte: Site Sua Cidade.org

Print Friendly, PDF & Email
Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.