O melhor de Curitiba.
Convidado por meu amigo Paulo Zanatta, hoje foi dia de matar saudades do Don Max, um de meus locais preferidos em Curitiba. De quebra, comer o que considero o melhor barreado servido por aqui.
O prato típico do Paraná tem lá seus segredos. Por mais simples que pareça seu preparo, a escolha dos ingredientes é fundamental para o sucesso. Uma carne sem gordura, limpa com a maior das boas vontades, é mais de meio caminho andado. Um tempero equilibrado, sem o cominho estar se sobressaindo a tudo, é o resto do percurso. O mais, é carinho no preparo e simpatia ao servir. E nisto, o Don Max de meu amigo Paulo, é campeão.
O restaurante Don Max é um dos locais clássicos de Curitiba.
Fundado em 10 de março de 1996, por Paulo Zanatta, o Don Max é um sucesso entre os freqüentadores da noite curitibana por causa da boa comida, das cachaças de qualidade e também pelo ambiente descontraído e despojado.
Por tudo isso, já conquistou 10 prêmios “Veja Curitiba”, nas categorias “Bom e Barato”, “Melhor Boteco” e “Melhor Petisco”. Também foi premiado pela“Revista Gula” com outros 03 prêmios e, no “Festival Brasil Sabor” pelo Paraná com o prato vencedor “Nhoque de Batata Salsa com Barreado” desenvolvido pelo chef Paulo Zanatta.
Tudo no Don Max é bom demais. Comida honesta e feita com esmero. O cardápio é bastante extenso, feito para satisfazer todos os tipos de paladares. Aos sábados não é só o barreado que faz as honras da casa. Uma deliciosa feijoada, além de moqueca e outros pratos, deixam os clientes na mais sublime das dúvidas.
O ambiente do Don Max é outro show à parte. Embalado por uma boa música ao vivo, o pequeno e simpático bar/restaurante respira cultura.
Outro diferencial do Don Max é a sua estreita relação com as artes e os artistas de Curitiba e de outras cidades. Não é difícil encontrar “famosos” que vão ao restaurante para provar as cachaças e comer uma das massas especiais. A cachaça virou uma grife. Muitas vezes os produtores locais trazem os artistas porque eles já ouviram falar ou algum amigo recomendou o Don Max”.
Por estas e várias, hoje foi dia de se esbaldar na comida. Considero o barreado uma das comidas mais sensacionais que conheço. Daquelas que nunca enjoo.Para mim, qualquer dia é dia de comer barreado.
No Don Max é servido como deve ser: carne, pirão, arroz, farinha e banana. Simples e genial assim.
A maneira de devorá-lo fica a seu critério. Misturar a carne com a farinha é fundamental. No mais, vai de seu gosto, se quer acompanhado de arroz ou não. O pirão é indispensável e este em especial, imperdível.
No Dom Max é tudo bom demais. Sendo assim, em homenagem a gula, montei um prato completo, com tudo que tinha direito. Prato para ser degustado com os olhos quase fechados.
Para finalizar, uma notícia sensacional. A partir de junho, o Don Max estará servindo o barreado todos os dias da semana. Uma bela opção para saborear o prato mais tradicional do Paraná (e um dos mais do Brasil) sem ter de viajar até Morretes, onde ele reina absoluto.
Meu muito obrigado ao meu querido amigo Paulo Zanatta, o Paulinho, pelo convite e agradável conversa. É sempre um prazer estar no Don Max. Um lugar que eu recomendo sem pestanejar.
Fonte das citações: Site do Don Max
DON MAX – Bar e Restaurante
Rua Tenente Max Wolf Filho, 37
Água Verde Curitiba – PR
Tel.: (41) 3343-7989