Espaguete com Fonduta de Parmigiano-Reggiano e Cogumelos

Pense em um espaguete de fechar a porta e comer sozinho, um espaguete para fazer bonito em qualquer evento, desde um mais trivial até um bem sofisticado. É isto que trago para vocês hoje no OBA Gastronomia. O melhor de tudo isto, é que não vai exigir nenhum malabarismo fantástico e nenhum conhecimento avançado de técnicas gastronômicas, apenas bons ingredientes, como todo prato que se preze.

Espaguete com fonduta de queijo e cogumelos

Quem acompanha o OBA, viu que dia destes eu falei sobre Fonduta de Queijo. Este “molho” de origem italiana, de uma simplicidade sem par, é uma  daquelas coisas para você guardar e usar sempre que quiser impressionar. O leque de receitas que você pode preparar usando Fonduta é enorme. A escolha do queijo (ou dos queijos) que serão a base de sua Fonduta vai de sua preferência, lembrando sempre que um queijo de qualidade inferior vai por seu prato a perder. Nesta receita eu utilizei um belo Parmigiano-Regggiano. Vale a pena experimentar.

Espaguete com fonduta de queijo e cogumelos 1

Espaguete com Fonduta de Parmigiano-Reggiano e Cogumelos

Tempo de Preparo 10 minutes
Cook Time 10 minutes
Tempo Total 20 minutes
Porções 4 pessoas

Ingredientes

  • 500 g Macarrão espaguete
  • 300 g Cogumelos Shimeji preto ou outro de sua preferência
  • 500 ml Creme de leite fresco
  • 250 g Queijo Parmigiano-Reggiano ralado na hora
  • 3 colheres sopa Manteiga
  • 2 dentes Alho picado
  • Para decorar Tomilho fresco
  • À gosto Pimenta-do-reino

Instruções

Prepare a Fonduta de Queijo

  1. Aqueça uma panela e derreta o creme de leite. Abaixe o fogo para mínimo e junte o queijo. Mexa sempre até que o queijo derreta por completo. Processe em um liquidificador ou mixer e volte para  panela.

Prepare os cogumelos

  1. Derreta 1 colher (sopa) em uma frigideira e acrescente o alho. Refogue por 1 minuto sem deixar queimar e junte os cogumelos já separados. Cozinhe por 3 minutos, tempere com sal e pimenta e desligue o fogo.
  2. Cozinhe o macarrão até estar al dente. Enquanto cozinha, reaqueça a Fonduta, junte as 2 colheres de manteiga e tempere com a pimenta-do-reino. Mexa bem até que tudo se misture. Aqueça os cogumelos.
  3. Monte o prato com a Fonduta por baixo, o macarrão por cima e os cogumelos arrumados em volta. Polvilhe as folhinhas de tomilho e sirva.

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar Menu