Cupcake de iogurte com goiabada e cobertura de brigadeiro de goiabada com gengibre

Entrevero de Pinhão
3 de julho de 2014
Figo com Brie e Geleia de Pimenta
7 de julho de 2014
Mostrar todos

Cupcake by Flavio St Jayme

[box type=question]Hoje tem a estréia de um amigo meu no Oba, o Flavio St Jayme, do site Pausa Dramática,  trazendo uma receita super descolada de cupcake. Bora reunir os ingredientes e fazer essa delícia? Se vocês curtirem quem sabe ele não divide outras receitas de cupcake com a gente? Beijos pra vocês e aproveitem! Carolina Figueiredo [/box]

Esta receita é super prática. Não tem frescuras e é daquelas que a gente tem tudo (ou quase tudo) em casa. Não tenho muita paciência pra claras em neve, caramelos e coisas assim, então adoro uma receita onde você simplesmente mistura tudo e assa. E essa é dessas. Outra coisa bacana é que dá pra trocar a goiabada por outra coisa, já que a massa é bem versátil. Tipo uva passa, nozes ou marrom glacê.

Cupcake de iogurte com goiabada e cobertura de brigadeiro de goiabada com gengibre

por 4 de julho de 2014

Ingredientes

Modo de Preparo

Preparando a massa:

Dica 1: quando começar a preparar os ingredientes para bater, já ligue o forno em temperatura alta, para pré-aquecer.

Utilizando o copo do iogurte como medida, bata todos os ingredientes (menos a goiabada e o fermento) no liquidificador. Quando estiver bem misturado, coloque o fermento e bata novamente por pouco tempo. Distribua as forminhas de papel dentro das forminhas (eu uso de pão de queijo ou empadinha de silicone).

Passe os cubos de goiabada pela farinha de trigo para que não afundem. Dica 2: coloque num potinho uma colher de farinha e os cubos de goiabada. Tampe e chacoalhe bastante para que a farinha pegue bem em todos.

Coloque um cubo de goiabada dentro de cada forminha com massa e leve ao forno. Não precisa afundar o doce na massa, ele vai afundar o suficiente sem que grude no fundo. Não esqueça de diminuir a temperatura do forno para uns 200°. Asse por cerca de 30 minutos ou até dourar.

Enquanto isso, prepare a cobertura:

Derreta a goiabada no microondas com 2 colheres de sopa de água (1 minuto, tire, mexa e mais 1 minuto é suficiente). Junte o leite condensado, a margarina e o gengibre e leve ao microondas novamente até dar ponto de brigadeiro. Dica 3: eu costumo fazer de 1 em 1 minuto. Ponho, deixo 1 minuto, tiro, mexo e ponho de novo. Geralmente dá uns 6 minutos e o ponto está bom.

Tire os cupcakes do forno e espere esfriar, enquanto esfria o brigadeiro também (eu costumo por bem perto da janela, pro cheiro espalhar no prédio e atiçar os vizinhos). Depois de frios, ponha no saco de confeitar e coloque por cima dos bolinhos.

Print
Cupcake by Flavio St Jayme

Cupcake by Flavio St Jayme

Bom fim de semana para vocês!

 

Print Friendly, PDF & Email
Carolina Figueiredo
Carolina Figueiredo
Sócia do Oba Gastronomia desde que veio aqui procurar informações sobre um restaurante da cidade e virou amiga do Orlando Baumel. Sou mãe, webdesigner e divagante, amo boa música, bons pratos e uma boa risada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: