A Comida Açoriana do Pirão d’Água!
Na última matéria sobre Penha, o Oba traz hoje o restaurante mais representativo da cultura gastronômica local: o Pirão d’água, especializado em culinária açoriana!
Penha (como vários pontos do litoral de Santa Catarina) contou em sua colonização com muitos açorianos, nativos da Ilha de Açores, no Atlântico. Isto influenciou bastante a gastronomia local.
A culinária popular açoriana é simples, porém muito condimentada. Dentre os temperos mais usados estão o alho, a cebola, a pimenta-do-reino e malagueta, o tomate miúdo, o coentro, o louro, a salsa, a cebolinha, a alfavaca e a banha de porco, entre outros.
O beiju, a tapioca, o cuzcuz, a canjica, polvilho, pipoca e amendoim são herança cultural indígena, aperfeiçoada pelos açorianos e seus descendentes.
A farinha de mandioca tornou-se essencial nas refeições, um pouco também pela pobreza agrícola da região. Caldos e esnsopados de peixe, camarões e carne tinham temperos básicos comuns, com variações nos molhos que o acompanhavam.
Quando se tratava de caldo, o próprio era utilizado para fazer o pirão. Quando era ensopado, o pirão era feito de feijão. Caso contrário, água pura era fervida para ser misturada à farinha, o chamado “pirão d’água escaldado”.
A “janta” era servida ao meio dia e a “ceia” na boquinha da noite. Eram refeições que serviam toda a famíla! Sentados no chão, pais e filhos dividiam o “pirão de alguidar”. Alguidar é um vaso de barro, usado para servir as refeições.
Mas a mesa não se fez só de mandioca e frutos do mar. As relações com a zona gaúcha de pastoreio trouxe para a culinária de base açoriana produtos como o charque e a linguiça.
Com o tempo, muitas destas tradições foram se perdendo. A proposta do Restaurante Pirão d’água é resgatar um pouco destes costumes e mostrá-los aos turistas, tentando ao máximo manter intacto os pratos como eles eram.
O restaurante possui ambientes simples, mas de muito bom gosto. O colorido é uma marca típica do local.
De entrada é servido beiju e um chá de ervas com cachaça, feitos no próprio restaurante. Como a comida tem um preparo demorado, recomendo fazer o pedido logo.
Nossa mesa optou por dois pratos: o “Peixe de Cartapaço” (filé de pescada na farinha de milho e amendoim; molho de camarão com palmito; pirão do molho e bananas fritas). “Cartapaço” eram as bolsas de pano usadas para colocar os peixes pegos na tarrafa.
O outro prato foi o “Filé Itapocoróia” (filé de alcatra acebolado; ovos de galinha caipira estralados; pirão do caldo; batata doce frita e farofa de bacon). Itapocoróia era como chamavam a bela enseada em que o rstaurante se localiza.
Os dois pratos são servidos no “alguidar”!
Ambos estavam deliciosos. Os pirões mereceam a fama que tem! Parabéns ao Pirão d’água pela iniciativa de preservar esta linda cultura da região, e por apresentá-la com tanta simpatia aos turistas!
Assim acaba nosso passeio por este lugar tão encantador e acolhedor! Penha, a praia das “Petisqueiras” é um pedacinho mágico no Brasil!
Muito obrigado pela acolhida! Obrigado ao pessoal do Hotel Maricá e a tantos outros que não couberam aqui. Como a Petisqueira do Alírio (com seu linguado muito bom) e a Choperia Gertrudes (com seu chopp bem tirado e um queijo provolone com ervas de tirar o chapéu)!
Vale muito a pena conhecer Penha! Para encerrar, uma foto que descreve tudo que vimos por lá!
Infelizmente o Pirão d’Agua não é mais o menos. Caiu a qualidade dos pratos e o atendimento.
Lamntável!
Escrevi errado na postagem anterior, mas o fato é que levei pessoas para almoçar no Pirão d’Água e passei vergonha. O atendimento foi péssimo, mesmo com o pedido feito uma hora antes, os pratos demoravam a chegar e estavam sem sabor.
Só a conta é que foi bem salgada.
Pior ainda é tentar justificar para os convidados de um dia a comida e o atendimento foram adequados. Estivemos no dia 07/03/2010 e quando liguei para comentar o ocorrido, não deram a menor importância.
Finalmente achei um texto sobre gastronomia Açorianaaaaaaaaa
Tenho que fazer um trabalho……
inda bem q achei sò tenho atè dia 13/04/2012
finalmente achei
Isso me ajudou muito no tema
veleu ai
os açores troxeram mas oque ?
Haaaaaleuia, Haaaaaaaleiua, que bom eu tenho um trabalho dos açorianos e isso me ajudou muito!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
que bom tinha um trabalho da escola sobre os açorianos e isso me ajudou bastante só que tinha umas palavras erradas mais do mesmo jeito muito obrigada
eu também mas e que eu queria nomes e fotos de comida açorianas
e não achei
Olá Sergio, enviei as sugestões de links no seu email.
Pingback: Somos reflexo da multiculturalidade do Brasil | Oba Gastronomia