Em minha estadia em Porto Belo, na Pousada Jardim Porto Belo (minha casa durante estes dias), fui apresentado a dois quitutes da culinária local pela proprietária do local, Eid Souza Wiedemann. A Eid é também a responsável pelas maravilhas servidas no excelente café da manhã da pousada. Como a maioria do litoral catarinense, Porto Belo recebeu uma forte influência da cozinha açoriana.

Beiju e cuzcuzBeiju (ou biju) são preparados com a mesma massa feita de farinha de mandioca. A farinha de mandioca deve ser utilizada antes de ser torrada, entre crua e torrada. A esta farinha eles dão a denominação “encalada“.

O cuscuz é preparado misturando a esta massa uma parte igual de farinha de milho. Depois é temperado com açúcar, cravo moído e sal. Esta massa é levada para uma cuscuzeira e cozida no vapor. Depois é fatiada  e colocada no forno para torrar.

O beiju tem um preparo bem mais simples. Com a mesma massa citada acima, faz-se bolinhas com as mãos e abre em cima de uma chapa quente. Deixa torrar levemente de um lado, vira e torra do outro.

beiju e cuzcuz 1

Os dois são bons demais. Eram servidos no café da manhã da pousada. Este resgate de tradições é de um valor inestimável. Quando tiver chance (ou a farinha encalada) não deixe de provar beiju e cuscuz.

Gostaria de agradecer a simpatia e gentileza dispensadas pelo Beto e pela Eid na Pousada Jardim Porto Belo. É sempre uma alegria voltar. Indico demais.

Pousada Jardim Porto Belo

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Este post tem 4 comentários

  1. Augusto

    Alguém poderia me conseguir a receita? pois já procurei muito e não achei Obrigado

  2. Silvio Borges

    Tanto o beiju quanto o cuscuz podem ser feitos com sal.

  3. Romeu

    Muitas lembrancas da infancia. Quando encontro costumo comprar, esse cuzcuz e Beiju sao a versao que conheci.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.