Cinturão Verde de Curitiba

Gnocchi
29 de março de 2011
OBA na GULA
31 de março de 2011
Mostrar todos

De onde vem o alimento na sua mesa.

No entorno da cidade de Curitiba, fica o Cinturão Verde.

Pequenas propriedades rurais produzindo hortaliças e laticínios. Esta população de valorosos produtores é responsável pela grande maioria dos alimentos que chegam à mesa dos curitibanos. São plantações de hortaliças, batata, frutas, alcachofras, entre outros.

À despeito das condições meteorológicas, principalmente no inverno (onde as geadas são frequentes), estes produtores resistem a toda e qualquer tentativa de saírem do que mais sabem fazer. Mesmo com a cidade tão próxima, podemos encontrar grandes áreas plantadas,  das mais diversas culturas.

A poucos metros de minha casa, tenho o privilégio de desfrutar  um pouco deste grande círculo. Aqui é plantado hortaliças (alface, couve, repolho, etc), frutas (morango e uva, em sua maioria) e milho verde.

A sensação de comprar estas hortaliças direto do produtor é indescritível. Tudo fresquinho e colhido no mesmo instante.

Muitos possuem vacas e produzem queijo caseiro. Uma das melhores coisas daqui, é ir rapidinho a um destes lugares e comprar leite tirado da vaca na hora, em ordenha manual (tema de um próximo post). De quebra ainda levava uma bela peça de queijo fresco.

O Cinturão Verde de Curitiba circunda toda a cidade, pegando todos os municípios que fazem parte da Região Metropolitana.  Com a cidade crescendo, este paraíso fica cada vez mais perto dos moradores.

Hoje estes produtores estão recebendo incentivos para aplicar a agricultura orgânica, o que garantirá maior qualidade de alimentos para a população e melhores condições para os próprios, já que o lucro sobe em torno de 30%.

São estas as pessoas que garantem grande parte dos alimentos que os curitibanos comem. São pessoas que merecem todo o respeito. Um povo trabalhador e que nunca perde o bom humor. Morar na região que moro é um privilégio.

Print Friendly, PDF & Email
Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

6 Comentários

  1. cristhian disse:

    Oi…Gostei muito,desde muito novo sempre adorei esse tipo de vida que essas pessoas levam, é muito bom vcs ai em Curitiba terem acesso a produtos de quelidade, ja que aqui em Cuiaba não tem. Olha muito bom adorei e por favor deem uma olhada no cristhian-gastroelaborado.brogspot.com
    Obrigado…

  2. Paulo Carvalho disse:

    Voce deve visitar o cinturão verde de São Jose dos Pinhais, para isso é só ir na chacara de seu tio Paulo, que voce vai ver plantações imensas de alface, repolho, beterraba, cenoura, inclusive plantações organicas que voce mesmo vai colher a sua verdura. Legal né. Um Abraço PAULO

  3. Marcilene disse:

    Quais as fazendas q fazem parte desse cinturão verde?tem alguma próxima a Almirante Tamandaré ? Tenho enteresse em comprar leite de vaca puro.

    • Olá, Marcilene
      Não são propriedades grandes. São pequenos produtores. Hoje existem circuitos rurais pela região. Com certeza você encontrará leite em várias destas propriedades.
      Um abraço!

  4. Sara disse:

    Se eu quiser comprar leite fresco em Curitiba , onde posso encontrá-lo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.