Sensação de estar na Europa.
Convidado por minha amiga Andrea Pires, fui conhecer o Café do Paço.
O Paço da Liberdade está localizado bem no centro de Curitiba, na Praça Generoso Marques, próximo ao Marco Zero da cidade (Praça Tiradentes).
Inaugurado em 24 de fevereiro de 1916, era a sede da antiga Prefeitura de Curitiba,com detalhes neoclássicos e desenhos art-nouveau, a construção é em alvenaria de tijolos com base em blocos de concreto e cantaria.
É o único monumento do Paraná tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). O projeto de restauração respeitou as características originais do edifício e privilegia o uso público do espaço. Em 29 de março de 2009 a Prefeitura entregou o Paço da Liberdade totalmente revitalizado. (Site oficial da cidade de Curitiba: http://www.curitiba.pr.gov.br ).
Hoje o prédio é um centro cultural, com exposições, oficinas e cursos. Uma das mais belas construções de Curitiba, passeio obrigatório para quem é da cidade e para quem está de passagem.
No mesmo prédio, funciona o Café do Paço. Com uma decoração européia, o lugar é muito agradável. Mantido pelo SENAC, é ponto de encontro de pessoas de todas as gerações.
Todos os funcionários são dos cursos de capacitação profissional do Senac, assim como todos os pratos e cafés são da responsabilidade da mesma entidade.
A casa oferece mais de 20 tipos de cafés, desde os tradicionais até criações exclusivas. Para comer, o cardápio mostra paninis, quichês e uma confeitaria bastante diversificada.
Confesso que não sou muito adepto de cafés, mas diante de tantas opções, não poderia deixar de provar algum. Como o dia estava bastante agradável (coisa rara por aqui), minha opção foi um café gelado: o Hakelato, expresso duplo batido com gelo e baunilha. Uma delícia.
Minha amiga compara o Café do Paço a tomar café em Viena. Não conheço Viena, mas tenho certeza que o lugar não fica devendo em nada.
Muito obrigado a Thaís e Aline por toda a atenção no atendimento.
CAFÉ DO PAÇO
Praça Generoso Marques, 189
Paço da Liberdade
Tel.: (41) 3234 4210
Curitiba Paraná Brasil
A materia ficou excelente, como tudo o que voce faz! Voce tem o dom de transformar simples ideias em uma materia especial e que faz com que a gente tenha vontade de experimentar, mesmo ja conhecendo o lugar! O resultado foi uma homenagem a Curitiba! Obrigado por isto!
Sabe o horário que funciona?
E sobre o IPHAN, acho que a fortaleza da ilha do mel também é tombada… um abraço!!!!
Infelizmente me decepcionei com minha segunda ida ao Café, salvo a beleza do prédio histórico. Me serviram um Capuccino frio, um quiche igualmente gelado – nem se deram ao trabalho de colocar no forno – e um Bronwie seco, praticamente estorricado. Uma pena, se tratando de um lugar que deveria ser um ponto turístico. Faltou capricho e vontade de conquistar os clientes. Às oito horas da noite começaram a empilhar as cadeiras, praticamente nos avisando que era hora de irmos embora.