Quando se fala em “churrasco”, nossa cabeça automaticamente nos leva a pensar em carnes, linguiças, coração, até mesmo em pão de alho. Mas, mesmo o Brasil sendo o 3º maior consumidor de carne vermelha do mundo, cada vez mais brasileiros estão abdicando do seu consumo. Seja pelo seu alto valor, seja por uma mudança em sua dieta e estilo de vida.
Para atender essa fatia da população, e até mesmo experimentar algo diferente, que tal tentar um churrasco de peixes e frutos do mar? Pescados são extremamente nutritivos e trazem vários benefícios para a saúde, como prevenção de doenças cardiovasculares, melhorias para a memória e fortalecimento de ossos e dentes. Tudo isso graças às vitaminas, proteínas, minerais e gorduras boas, como o Ômega-3.
Surpreenda seus convidados com a leveza e sabor de um delicioso “xurras” de peixes e frutos do mar com as cinco dicas abaixo:
Quais ingredientes devo usar?
O primeiro passo é escolher quais peixes e frutos do mar serão usados no churrasco. Peixes mais gordurosos, como robalo, a cavala, a merluza e o salmão, para auxiliar nas taxas de triglicerídeos e no colesterol, são as melhores opções.
Já quando se trata de frutos do mar, camarões médios ou grandes, polvos inteiros e crustáceos com casca e tudo são muito bem vindos. Seja criativo, espetinhos de camarão e de lula são ótimas ideias.
A pescada também é uma ótima opção, pois possuem menos espinhas. Lulas ficam ótimas também. A dica é secar dos dois lados com papel toalha, pincelar com sal e azeite e deixar na brasa por 4 minutos, virando na metade do tempo. Aí é só fatiar, marinar com limão e servir.
Na hora de assar o peixe na brasa, por causa de sua carne mais delicada, a dica é colocá-lo na grelha com a pele. Assim, ela o protegerá do fogo da brasa, do ressecamento e da quebra durante o cozimento.
Devo usar peixes frescos ou congelados?
Tanto faz. A sua escolha vai depender do tempo que você tem para descongelar os alimentos que serão usados. Se vai prepará-los no mesmo dia ou no dia seguinte, compre peixes fresco. E sempre de uma marca de confiança, para garantir o sabor, a qualidade e quantidade do pescado após o descongelamento.
Se está planejando um churrasco no próximo fim de semana ou durante o mês, compre congelado e guarde no freezer. A dica é descongelar os peixes na parte de baixo da geladeira até 12 horas antes do churrasco. O mesmo vale para camarões, moluscos e crustáceos.
Nunca congele o peixe fresco. O congelamento da indústria (rápido) é feito de forma diferente do congelamento feito em casa (lento).
Como preparar a churrasqueira?
Os utensílios para utilizar em um churrasco são igualmente importantes para ter um churrasco de sucesso. Não tem mistério, mas algumas dicas não atrapalham, não é?
- Use carvões inteiros ao invés dos quebradiços e que tenham muito pó na embalagem. Dê preferência aos maiores, que mantém a temperatura por mais tempo e não precisam ser substituídos com frequência;
- Deixe a grelha ligeiramente inclinada para que a gordura não caia no carvão e produza chama. Se a grelha for nova, pincele-a com óleo para não grudar o peixe;
- Facas de qualidade também são ideais para auxiliar o bom churrasqueiro;
- Caso tome gosto e queira partir para um nível mais avançado, utensílios específicos como uma frigideira de ferro especial para assar o camarão na brasa e grelha com dois lados para virar o peixe de forma mais segura são ótimos para ter um churrasco mais delicioso.
Atenção ao tempo na brasa
Provavelmente a dica mais importante, pois os peixes e frutos do mar possuem uma carne mais delicada do que a carne vermelha. Logo, não podem ficar muito tempo na churrasqueira, e é preciso ter atenção com o fogo também.
A dica é usar carvão comum, e mantê-lo sempre em brasa, nunca em chamas. Distribua o carvão para não ficar exatamente abaixo das carnes. Isso evitará que o peixe fique ressecado. Além disso, reserve alguns carvões para jogar na churrasqueira sempre que baixar o fogo.
Incremente com folhas e cascas para acrescentar um aroma ao alimento.
Quais são os melhores acompanhamentos?
Um churrasco de frutos do mar pede acompanhamentos um pouco diferentes dos tradicionais arroz, farofa e molho vinagrete. Mas vamos sugerir algumas opções que combinam muito bem com ambos.
Legumes grelhados, como a abobrinha e a batata, por exemplo, são ótimos acompanhamentos. Frutas como melancia, banana e abacaxi também ficam ótimas. Coloque-as em um espeto e leve à grelha para um sabor especial. Jogue canela e outros temperos para intensificar o seu sabor.
Outra ótima opção é uma farta salada de folhas, temperada com azeite de oliva e vinagre balsâmico, limão, sal e pimenta. Se você não quiser fugir do tradicional, um arroz branco e uma salada fria de macarrão são perfeitos.
Pronto! Agora é meter a mão na massa (ou melhor, nos peixes) e aproveitar nossas dicas para impressionar os amigos e a família.