Cerveja Amanteigada

Coadores inovadores
29 de setembro de 2013
Abobrinha Empanada
1 de outubro de 2013
Mostrar todos

Harry Potter 1

Quem acompanhou as aventuras do Harry Potter certamente já sentiu vontade de experimentar a bebida preferida do bruxinho e de seus companheiros. Cerveja amanteigada é a matéria com um toque de magia no OBA de hoje.

Cerveja amanteigada (ou cerveja de manteiga) é um tipo de bebida que faz parte da ficção das histórias da série Harry Potter que começam a aparecer no terceiro livro e filme, criados pela escritora inglesa J. K. Rowling.

Beco Diagonal

Beco Diagonal

A bebida é vendida nos comércios de Hogsmeade ou no Beco Diagonal e é a preferida de Harry Potter, Rony Weasley e demais personagens da ficção. Servida também no bar Três Vassouras, administrado por Madame Rosmerta, um dos lugares preferidos do carismático Alvo Dumbledore. Diz no livro que essa bebida quente provoca aquecimento excessivo. Quando tomada em excesso por elfos domésticos pode causar embriaguez. (Wikipedia)

Hogsmeade

Hogsmeade

Na realidade, de cerveja a cerveja amanteigada não tem nada. O nome se deve ao fato da bebida espumar quando a sidra é misturada ao sorvete temperado.

Butter beer era uma bebida conhecida na Idade Média, na Inglaterra, esta com cerveja em sua composição. Feito à base de Ginger Ale ou Ale inglesa de boa qualidade, gengibre, cravo-da-índia, noz-moscada, açúcar mascavo e ovos, além de manteiga, a bebida substituía a água, que era muito suja na época. A cerveja amanteigada servida na saga Harry Potter é uma versão desta antiga “poção”.

Popularizada no The Wizarding World of Harry Potter, nos parques da Disney, em Orlando – USA, a receita que passo aqui é programa obrigatório para quem passeia por lá.

Eu fiz uma adaptação na receita que encontramos na Internet. Com a dificuldade de encontrar sorvete de baunilha (como pedido), utilizei a própria baunilha como ingrediente para o tempero. Baunilha em fava, o que conferiu até um toque de sofisticação para a bebida. Outra modificação que fiz por conta própria, foi retirar a manteiga. Acredito que não seja indispensável. O uso ou não fica à critério de vocês.

Com relação à bebida, eu utilizei a sidra, como na receita. Acredito que você pode utilizar um espumante Moscatel ou Demi Sec. Vi versões com água mineral sem gás, porém a sidra e o espumante tem baixo teor alcoólico e a quantidade não é de assustar. Vai da preferência de vocês.

Cerveja Amanteigada

por 30 de setembro de 2013

  • Tempo de Preparo : 10 minutes
  • Tempo de Forno : 10 minutes
  • Porções : 4 pessoas

Ingredientes

Modo de Preparo

Abra as favas de baunilha com uma faquinha e raspe a polpa. Guarde a fava para preparar o autêntico Açúcar de Baunilha. Deixe o sorvete amolecer.

Em um pote, misture bem todos os ingredientes (incluindo a baunilha) no sorvete, com exceção da sidra. Volte para o congelador.

Na hora de servir, aqueça levemente a sidra, sem deixar ferver. Coloque uma porção generosa em cada copo e derrame a sidra. A mistura irá espumar, como uma cerveja. Sirva imediatamente.

Cerveja amanteigada

Print

Aqui em casa tenho uma fã incondicional do Harry Potter, uma Potter Head, como minha filha Anna Letícia diz. Se você tem alguém assim (ou conhece), verá a alegria ao servir Cerveja Amanteigada. Vale a pena!

Cerveja amanteigada 1

A sidra que eu utilizei encontrei em um bom supermercado daqui. De origem irlandesa, é vendida em garrafas long neck. Vale a pena você procurar.

Cidra

[box type=info]Sidra é uma bebida fermentada produzida a partir do suco de maçã, muito comum em lugares de grande cultivo, como França, Inglaterra, Canadá e Estados Unidos. Pode ser tomada pura ou no ponche. Utiliza-se também na culinária, em sopas, cozidos ou elaboração de vinagres. E claro, na Cerveja Amanteigada. (Pequeno Dicionário de Gastronomia – Maria Lucia Gomensoro) [/box]

Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

3 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *