Celebre o Cacau em seu dia!

Cacau: um fruto que traz diversos benefícios para a saúde.

A principal matéria prima para a fabricação do chocolate é o cacau. É um fruto tão cobiçado no meio alimentício que ganhou um dia só dele, o dia do cacau é comemorado no dia 26/03. Típico da América Central e Sul e também bastante encontrado em regiões da África e Ásia, o Brasil ocupa o quinto lugar da produção mundial, 95% do nacional é encontrado na Bahia. Para os chocólatras de plantão, esse dia é dia de comer muito chocolate e para alegria de todos, o cacau só traz benefícios para a saúde, mas é preciso fazer um alerta, o chocolate com maior quantidade de cacau é mais benéfico, os industriais precisam ter cuidados. O consumo excessivo de chocolate industrial pode conter alto teor de gorduras e açúcares, que pode acarretar o ganho de peso, diabetes e hipertensão, pode levar a insônia, azia, dores de cabeça, entre outras complicações.

A chocolatier Mirian Rocha conta que o chocolate nos deixa mais feliz, aumenta o nosso tempo de vida, turbina os músculos, diminui o estresse e desperta a inteligência e criatividade. Já a nutricionista Ana Carolina de Oliveira garante que os benefícios do cacau são: melhorar o humor, prevenir trombose, combater o colesterol, prevenir aterosclerose e anemia, reduzir o risco de diabetes, prevenir problemas como demência, reduz a pressão, ajuda a regular o intestino, ajuda a controlar a inflamação.

Mirian ainda acrescenta outros benefícios.

Saúde do coração 
O chocolate tem efeitos benéficos para o coração. Cientistas da Universidade de Linkoping, na Suécia, descobriram que a versão amarga (rica em cacau) inibe uma enzima no organismo conhecida por elevar a pressão arterial. O resultado positivo é atribuído às catequinas e procianidinas, antioxidantes encontrados na iguaria.

Saúde cerebral
O chocolate pode reduzir os danos cerebrais após um acidente vascular cerebral, segundo um estudo da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos. Os cientistas descobriram que um composto chamado epicatequina protege as células nervosas. Os testes foram realizados em ratos e a equipe espera que os efeitos possam ser aplicados em seres humanos.

Beleza 
O chocolate é um aliado da beleza também. Está presente em banhos de ofurô, massagens, máscaras e outros cosméticos. Além do alto poder hidratante, o produto combate os radicais livres, evitando a oxidação das células.

Desgaste físico
Dois levantamentos realizados por cientistas da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, concluíram que leite com chocolate é a melhor bebida para se recuperar da atividade física. Os benefícios estariam na quantidade de carboidratos e proteínas da mistura.

Ana Carolina relata outras vantagens do cacau:

O cacau pode ser consumido por quaisquer pessoas com diabetes? Tem restrições para cada faixa etária?

Sim. É benéfico aos diabéticos devido aos antioxidantes flavonoides e por ajudar no combate à resistência à insulina. Crianças até 2 anos não devem consumir, após essa idade e com a liberação do pediatra e nutricionista, é possível ofertar o cacau em preparações como bolos e doces saudáveis.

O cacau pode ser um forte aliado para quem busca uma vida fitness?

Sim, o cacau substitui o chocolate que contém gordura. Quem busca uma vida fitness sempre faz escolhas mais saudáveis e funcionais. O cacau é um ótimo alimento, possui efeito antioxidante e traz diversos benefícios.

Esse alimento pode ajudar a estimular o humor de quem o consome? Por quê?

Sim. O cacau aumenta a produção de serotonina, o hormônio do bom humor.

O cacau pode formar uma boa receita com frutas? Pode falar uma boa combinação? E como ela pode ajudar na saúde?

Pode sim. Uma ótima combinação é o suco de uva com cacau. O suco de uva com cacau é a junção de dois  alimentos com poderosos antioxidantes. Melhora a saúde do coração, auxiliando na redução da pressão arterial e do colesterol.

Chocólatra assumida a atriz e cantora Sorys Vellozo não dispensa um bom chocolate e confessa passar dos limites quando se sente “pra baixo” e quando está de tpm “alivia muito os sintomas da tpm, além de me trazer a sensação de felicidade e bem-estar”, declara Sorys.

Saiba mais sobre o Cacau Brasileiro.

Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: