Uma massa para Marisa Ono.
Dia destes, falava com a Marisa pelo Twitter.
A Marisa Ono foi a responsável pela introdução do Alho Negro no Brasil. A primeira pessoa a produzir este ingrediente maravilhoso por aqui, isto depois de muita pesquisa e empenho.
Falávamos de combinações com o Alho Negro. Então, a Marisa me falou que tinha feito um refogado de cogumelos e colocado alho. Comeu com pão, mas imaginou uma massa. Aproveitei a deixa e preparei esta receita. Não poderia deixar de oferecer para esta pessoa especial e tão ligada à Gastronomia.
Imaginei um prato simples, mas suntuoso. Um prato que exalasse um sabor silvestre (que é o ´para onde o Alho Negro me remete). Tinha fundos de alcachofras aqui e resolvi usar em conjunto com Shitake, para mim o “Rei dos Cogumelos”.
À princípio, ia utilizar creme de leite, mas optei por algo um pouco mais leve, usando somente manteiga clarificada. A massa foi um macarrão Casarecce, um destes formatos novos que volta e meia as indústrias italianas colocam no mercado. Você pode usar outra de sua preferência.
INGREDIENTES (4 pessoas)
350 g de macarrão tipo Casarecce
1/2 cebola roxa, bem picadinha
100 g de cogumelos Shitake, sem os talos, em tiras de 1 cm
100 g de fundos de alcachofras, em tiras de 1 cm
1/2 cabeça de Alho Negro, em tirinhas finas
60 g de manteiga clarificada
Sal e pimenta-do-reino moída na hora
PREPARO
Em uma panela funda, cozinhe o macarrão em água salgada, até a consistência al dente. Escorra e reserve.
Aqueça uma frigideira funda e derreta a manteiga. Adicione a cebola e cozinhe por 2 minutos. Junte a alcachofra e deixe por 1 minuto. Coloque o cogumelo e refogue por mais 2 minutos. Tempere com o sal e a pimenta.
Junte o macarrão ao refogado e deixe aquecer, mesclando tudo muito bem. Desligue o fogo e polvilhe o Alho Negro por cima. Sirva imediatamente.
A Marisa é fantástica.O Alho Negro é uma das coisas mais maravilhosas que conheço. Esta é uma receita que merece ser degustada de olhos fechados. Uma receita que espero ser digna de quem me deu a inspiração.
Chato! Eu não tenho alho negro…!
Puxa, acho que é a primeira vez que alguém dedica um prato a mim, é uma grande honra!
Shiitake é maravilhoso, não? A textura lembra algo animal, dá uma saciedade enquanto que o aroma lembra bosque, defumados e outras coisas mais. Um prato cheio de sabores do outono.
Obrigada!