Canja de Galinha

Bar do Alemão – Schwarzwald – Curitiba
4 de abril de 2012
A Casquinha do Caçarola do Joca
6 de abril de 2012
Mostrar todos

Canja com Canja.

 

Canja é uma sopa de origem indiana, cuja base é galinha, arroz e temperos.

Uma das sopas mais consumidas no Brasil, era o prato preferido de D. Pedro II, que não dispensava um prato dela diariamente. A canja é normalmente acrescida de ervas, como a manjerona e a sálvia. Outro ingrediente que é comum é a cebolinha verde.

 

Em música, canja é o ato de um músico ir onde outro está se apresentando e tocar algumas músicas em conjunto. Diz-se “dar uma canja“. Claro que isto acrescenta mais à música que está sendo executada. Um  molho extra, um feeling diferente, enriquecendo a música e agradando mais os ouvintes. É o caso da canja de hoje.

Substitui o arroz por risoni, a massa italiana em formato de arroz e incluí mais legumes e folhas de espinafre rasgadas. Uma canja de galinha turbinada, reconfortante igual e mais completa que a original. Uma Canja com Canja.

PREPARO

Tempere a galinha com sal e pimenta-do-reino e deixe tomar sabor por 1 hora.

Em uma panela de pressão, aqueça o azeite e doure a cebola e o alho. Coloque a galinha e deixe refogar devagar em fogo lento (20 minutos, pelo menos). Cubra tudo com 2 litros de água fervente,o amarrado de ervas tampe a panela  e deixe cozinhar por meia hora na pressão.

Desligue o fogo e retire os pedaços de galinha. Desfie com as mãos, devolvendo à panela. Junte os vegetais restantes (menos o espinafre), tempere com o sal, a pimenta e o molho inglês e deixe cozinhar até que estejam macios, mas sem desmanchar. Adicione o risoni e termine de cozinhar, até estar al dente. Antes de servir, junte o espinafre e deixe escaldar na sopa quente por 2 minutos.

Sirva a canja regada com azeite de oliva extravirgem.

Canja é uma sopa deliciosa e reconfortante. Boa em qualquer tempo, frio ou quente. Comida para aquecer a alma.

Print Friendly, PDF & Email
Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: