O Cabrito do Pasta Gialla.
Feriado brasileiro e almoço no Pasta Gialla.
Um de meus restaurantes preferidos, o Pasta sempre é bem vindo. Sou um admirador atroz de cabrito. Uma carne deliciosa, sabor profundo de caça e (quando bem preparada), derrete na boca. O cabrito que invariavelmente como quando vou ao Pasta Gialla é um destes.
Bem servido, um molho perfeito e guarnição à altura. Como toda comida deve ser.
Quando ganhei de presente o livro “10 anos de Pasta Gialla”, com receitas do Sergio Arno para esta franquia de qualidade inquestionável, soube que teria de dividir com os leitores do OBA esta maravilhosa receita. Cabrito como é preparado no Pasta Gialla da Praça Espanha, aqui em Curitiba. Preparado com todo o capricho pelo Maurício, Chef da casa.
INGREDIENTES (6 pessoas)
2,5 Kg de pernil de cabrito
250 g de cenoura
150 g de salsão
10 g de tomilho
2 l de vinho branco
250 g de cebola
5 dentes de alho
1 colher (sopa) de açúcar mascavo
3 folhas de louro
10 g de alecrim
20 folhas de sálvia
Sal e pimenta-d0-reino moída na hora à gosto
Para o preparo
1 pé de porco dessalgado
5 conchas de Caldo de Carne
100 g de extrato de tomate
4 colheres (sopa) de Ragu de Tomate (aqui fiz uma pequena variação; na original, o molho usado é o Pelatti, um pouco mais simples)
100 ml de Molho Rôti
50 ml de azeite de oliva extravirgem
500 ml de vinho branco
Óleo de girassol (para dourar)
PREPARO
Lave bem a carne de cabrito, para retirar o odor característico. Tempere com o sal e a pimenta, cubra com os legumes, o vinho branco, as ervas frescas picadas e deixe marinando por 2 dias. Retire da marinada e doure na panela com o óleo de girassol, até ficar bem dourado.
Coe os legumes, retire as ervas e leve os legumes para a panela. Refogue em azeite de oliva até dourar. Na mesma panela, junte o pé de porco. Reserve metade do líquido da marinada e descarte o restante. Acrescente o açúcar mascavo e o extrato de tomate. Deglaceie com o vinho branco.
Em seguida, adicione o ragu de tomate e o líquido da marinada. Deixe ferver bem, até evaporar o álcool. Por último, acrescente o molho de carne e o molho rôti. Misture bem.
Disponha o cabrito em uma assadeira e cubra a carne com o molho. Cubra com papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido em 140°C e asse por 3 horas. Descubra e deixe assando por mais 1 hora, a 120°C, até dourar.
Retire a carne e coe o molho. Volte o molho para uma panela e deixe apurar. Corrija o sal.
Sirva o cabrito com o molho e a guarnição de sua escolha. Aqui foi servido com brócolis, alecrim e lâminas de alho.
Um dos melhores pratos do Pasta Gialla; um dos melhores cabritos de Curitiba.
Voltar ao Pasta é sempre a certeza de ser bem recebido, sentir-se em casa. Rever o grande Garçon e futuro Sommelier Ademir. Grande pessoa e sempre pronto para bem atender. Não bastasse a simpatia, hoje fui presenteado pelo Ademir com uma revista que é uma referência em restaurantes no Brasil: a Eatin’ Out.
Os parabéns de sempre ao pessoal do Pasta Gialla e um agradecimento e abraço especial ao Ademir! Grande gesto!
Sou um admirado de cabrito também! Entretanto, prefiro paleta ao pernil, extremamete saborosa!