Bocadillo de Jamón – Sanduíche Catalão

Aprenda a fazer o Sour Cream Mexicano
9 de agosto de 2016
Carne de Onça pode virar Patrimônio de Curitiba – Aprenda a original
11 de agosto de 2016
Mostrar todos

O OBA Gastronomia de hoje traz um dos sanduíches mais consumidos na Espanha, o Bocadillo de Jamón, também conhecido como Sanduíche Catalão. Com poucos ingredientes e de preparo facílimo, é uma excelente opção para você servir em um lanche ou, se cortados menores, em um antepasto.

Bocadillo de Jamón

Bocadillo (lê-se “bocadilho”) é um termo espanhol que designa uma sandes preparada à base de comidas quentes ou frias, utilizando fatias de pão de trigo geralmente em forma de baguete. Para as normais sandes preparadas com pão de forma, os espanhóis utilizam a designação internacional sandwich (sanduíche).

Geralmente um bocadillo é composto por uma metade de baguete de pão de trigo cortado transversalmente com os ingredientes entre ambas as metades do pão.

Existe uma grande variedade de bocadillos, tanto frios como quentes, com destaque para os seguintes:

Embutidos (Enchidos)
Geralmente, chamados de “bocadillo de chorizo” (chouriço) ou “jamón” (presunto), existindo também curiosas miniaturas conhecidas como “montaditos”. Geralmente, quando é utilizado presunto serrano, utiliza-se a denominação de “serranito”, sendo que existem bares e cervejarias um pouco por toda a Espanha especializadas neste tipo de “bocadillos”.

Carnes
O “pepito de ternera” (filete de vitela) é um dos bocadillos mais famosos dos bares de Espanha, sendo também possível encontra-los entre os também famosos montaditos, tais como os de “lomo de cerdo” (lombo de porco, de “pavo” (peru), de “pollo” (frango), etc.

Peixe
O “bocadillo de calamares” (choco frito (provavelmente o prato quente mais famoso da Andaluzia) é servido praticamente em qualquer bar espanhol e é típico da cidade de Madrid.

Os bocadillhos de cavala, de atum ou de bonito com tomate, ainda que menos conhecidos, começam a ter alguma preferência por parte do público moderno.

Vegetarianos
Não sendo considerado por muitos como um bocadillo no sentido estrito, o “pan con tomate” (pão com tomate) tem variantes com enchidos muito semelhantes. Geralmente, é preparado com tomates triturados fritos em azeite, com pão tostado e tempero de alho e sal a gosto.

Ovos
Geralmente, as famosas “tortillas” (tortilhas) são incluídas nesta categoria, onde se incluem a “tortilla francesa” (tortilha francesa) ou a “tortilla de papas” (tortilha de batatas). (Fonte: Wikipedia)

Você pode preparar o Bocadillo de Jamón em pão francês ou em baguete (se a opção for cortar em porções menores). As quantidades vão do gosto de cada um. O importante é conseguir um Presunto Jamón de qualidade e cortado finamente. Assim como o presunto, o azeite de oliva também deve ser de ótima qualidade. No mais, folhas de rúcula, tomate concassè (em cubos pequenos, sem pele e sem semente) e pimenta-do-reino moída na hora, se quiser. Siga os passos abaixo:

Abra o pão no sentido do comprimento;
Regue moderadamente com azeite as duas metades;
Toste ligeiramente em uma panela de ferro;
Retire e espalhe os cubinhos de tomate em uma das metades;
Regue com azeite de oliva e cubra com as fatias de Jamón;
Cubra com as folhas de rúcula e regue com o azeite novamente;
Salpique pimenta-do-reino moída na hora, feche com a outra metade e delicie-se.

Bocadillo de Jamón 1

Print Friendly, PDF & Email
Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: