Batata Suflê (Pomme Soufflée)

Bordados da Ilha da Madeira
24 de Maio de 2017
Estado Puro – NH Hotels Curitiba
26 de Maio de 2017
Mostrar todos

Batata Suflê é uma receita francesa de batatas fritas. Na realidade, duplamente fritas. Não mentirei para vocês dizendo que estas batatas são fáceis de preparar, pois não são. Também não direi que são difíceis ao extremo, pois também não é. É uma receita que requer alguns cuidados extras, a começar pela qualidade da batata. Tem de ser a Asterix, uma batata “mais seca”, por assim dizer.

Esta é uma receita que traz com ela uma história bem interessante, quase uma lenda. Segundo esta história, a Pomme Soufflée foi criada pelo Chef Collinet, também inventor do Molho Béarnaise. O dia era 24 de agosto de 1837, quando a Rainha Marie – Amélie e sua comitiva foi inaugurar o primeiro trem a vapor da França. O Chef era o responsável pelo banquete da comitiva, mas ela atrasou. Ele então retirou as batatas que já estavam fritas. Quando a comitiva chegou, ele retornou as batatas ao óleo quente e estas estufaram. Estava criado a Pomme Soufflée.

Retornando a receita, já vimos que a batata usada deve ser a Asterix. Você terá de fatiar no sentido do comprimento, em fatias de 3 mm de espessura. A batata deve permanecer com a casca. Depois disto, irá colocar óleo em duas panelas para as frituras. A temperatura do óleo é primordial para conseguir a Batata Suflê. Na primeira panela, a temperatura deve ser de 130°C e na segunda de 200°C. A batata não deve fritar e nem cozinhar demais na primeira panela. Depois de secas, as batatas são colocadas na panela do óleo com a temperatura menor. Esta panela deve ser mexida constantemente, até que você observe as batatas estufarem um pouco. Neste ponto, retira-se com uma escumadeira e coloca na panela com o óleo a 200°. As batatas irão estufar imediatamente. Agora é só deixar dourar rapidamente, retirar e deixar secar em papel toalha.

Não é nenhum bicho de sete cabeças, apenas um pouco complicado. Se você errar a primeira vez, não desanime e tente novamente. Com certeza seus convidados irão se surpreender.

Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

2 Comentários

  1. Edmilson disse:

    Muito obrigado! Muito bom mesmomento!

  2. Alexandre Fortunato disse:

    Show, estava procurando saber como é realizado a preparação desse tipo de fritura com a batata. Vou pesquisar mas sobre o chefe que realizou o feito para maiores informações. Gostei das informações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *