Antepasto de Cogumelos!
Cogumelos são muito perecíveis. Já começam a deteriorar 5 dias após a colheita. Aqui em casa eu estava guardando uma sobra para um Risoto de Cogumelos, mas como não gosto muito de fazer “pouca” comida e com o feriado de Páscoa…Quem eu pensei em convidar para um jantar não pôde, resolvi fazer este Antipasto de Cogumelos, que é fantástico! Uma receita simples e deliciosa! Perfeita para servir como entrada com torradas ou em Barquetes para uma ocasião mais requintada…Ou mesmo para usar como uma guarnição de um Filé.
ANTIPASTO DE COGUMELOS
INGREDIENTES
500 g de Cogumelos frescos (variados ou de uma única variedade; eu usei Paris, Shitake e Pleorotus Salmão)
1 Pimentão Amarelo em tirinhas finas
1 Cebola
5 dentes de Alho
250 ml de Azeite de Oliva Extravirgem
1 cabeça de Alho, 1 raminho de Alecrim, 1 folha de Louro, grãos de Pimenta, Sal
PREPARO
Limpe os Cogumelos e fatie-os. Se usar Pleorotus, separe as pétalas. Pique grosseiramente a Cebola; pique o Alho bem miúdo. Aqueça uma frigideira e coloque Azeite (2 colheres de sopa). Refogue a Cebola e o Alho até ficar transparente. Junte o Pimentão em tirinhas, deixe 1 minuto e acrescente todos os Cogumelos. Tempere com Sal e cozinhe por 10 minutos em fogo baixo, mexendo sempre.
Depois de bem refogado, deixe esfriar e acondicione em um pote de vidro esterilizado e com tampa hermética: corte a cabeça de Alho e encoste na parede do pote. Arrume a folha de Louro, o raminho de Alecrim e os grãos de Pimenta enquanto vai preenchendo com os Cogumelos. Depois de tudo arrumado, preencha o pote com o Azeite de Oliva!
Conserve em geladeira e sirva como lhe convier: entrada, acompanhado de torradas; como canapés; como guarnição, etc. Com certeza você irá agradar seus convidados!
Orlando, sou apaixonada por cogumelos, essa receita eles ficam simplesmente divino. Adorei ,indico seu site para apreciar suas receitas. Obrigada
Olá, Tania
Muito obrigado! Mesmo!
Ficou sensacional!! Usei shimeji e paris. Substitui a pimenta em grãos por dedo de moça.
Como lhe CONVIR? Me ajuda aí, é CONVIER…
Caro ABC. Você nasceu chato ou foi aprimorando com o tempo? Espero que tenha feito a receita, pois só revisão de gramática é de ferrar. Um abraço.