Julie & Julia (bra: Julie & Julia; prt: Julie e Julia) é um filme norte-americano de 2009, do gênero comédia dramático-romântico-biográfico, escrito e dirigido por Nora Ephron, com roteiro baseado nos livros Julie and Julia: 365 Days, 524 Recipes, 1 Tiny Apartment Kitchen…, de Julie Powell, e My Life in France, de Julia Child e Alex Prud’homme.

Estrelado por Meryl Streep, Stanley Tucci, Amy Adams e Chris Messina, o filme contrasta o início de carreira da chef Julia Child com a vida da jovem nova-iorquina Julie Powell, que aspira a cozinhar, em 365 dias, todas as 524 receitas do livro de Child, um desafio que ela descreveu em seu blog

O roteiro de Ephron é uma adaptação de dois livros: My Life in France, autobiografia de Child escrito com Alex Prud’homme, e um livro de memórias de Powell documentando suas experiências diárias on-line em cozinhar cada uma das 524 receitas de Child de Mastering the Art of French Cooking, e mais tarde ela começou a refazer o blog, The Julie/Julia Project.Ambos os livros foram escritos e publicados no mesmo período de tempo (2004-06). O filme é o primeiro grande filme baseado em um blog. (Wikipedia)

Tirando as devidas proporções, mesmo porque a intenção da Cristine não é escrever um blog e ela tem seu trabalho diário, ela pode sim ser comparada a Julie Powell. O Livro Cozinheiros da Quarentena – Suas Receitas e Histórias, escrito por Dante Mendonça e Eduardo Sganzerla, com a minha curadoria, traz 48 receitas de cozinheiros amadores e profissionais mescladas com um pouquinho da história da cada um. A Cristine foi uma das primeiras pessoas a adquirirem a obra e desde cara se propôs a reproduzir todas as receitas. Semana passada, e, menos de 3 meses depois, ela chegou na receita 24, metade de sua meta.

Pode parecer uma tarefa simples, mas não é assim. A Cristine mora em Presidente Epitácio, extremo oeste do estado de São Paulo. Muitos dos ingredientes das receitas ela não encontra facilmente em sua cidade. Já teve de pedir alguns pela Internet e buscar um corte de carne em uma cidade a 70 Km da dela. Para quem participou do livro, é um motivo de muito orgulho.

A Cristine não está seguindo a ordem do livro. Escolhe conforme o momento e a disponibilidade dos insumos. Dentre as 24 receitas, a Cristine já preparou meu Pão com Pernil da Quarentena, Sopa da Inhame da Etel Frota, a Galinha Desossada com Crem da Maialu Barros, a Distinta Moqueca do José Renato Cella (foto), o Caldinho de Abóbora com Camarões do Fredy Ferreiram entre tantas outras.

Nós aqui do OBA Gastronomia, mais o Dante Mendonça e Eduardo Sganzerla, além de todos os amigos, estamos na torcida pela Cristine. De minha parte, nunca conheci quem se propôs a tal tarefa, além da Julia Powell, claro. Foi mais uma boa surpresa que esta pandemia tão perversa nos trouxe. Nosso muito obrigado a Cristine Chiarello Weffort. E se observarmos com atenção na foto que abre a matéria, veremos que a Cristine e a Julie combinam no olhar, no sorriso e no amor pela gastronomia, claro.

Se você ainda não possui o Cozinheiros da Quarentena, ainda possuímos exemplares para venda.

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Este post tem 5 comentários

  1. Eduardo Weffort

    Boaaaa sensacional

  2. MARILEUSA

    Que iniciativa interessante! Também quero experimentar! Pra começar, onde compro o livro???

  3. Orlando Baumel

    Olá, Marileusa
    O livro pode ser adquirido pelo whatsapp: (41) 991858092
    Você estará em contato com um dos autores e ele te passará todas as coordenadas.
    Muito obrigado e um abraço!

  4. Sidineia

    Não poderia deixar de comentar sobre esta pessoa incrível que é a Cristine, Cris para os amigos. Tão logo adquiriu o exemplar comentou sobre as receitas e eu, que mudei para Epitácio em 2017, vinda de Curitiba, fiquei muito saudosa da minha terrinha, pois conheço quase todos os restaurantes e chefs publicados, alguns de nome outros pessoalmente.
    Acompanho o feito da minha amiga com muito orgulho, pois sou apaixonada por gastronomia e fico ansiosa para saber qual o próximo prato a ser executado. E alguns vou reproduzir, sem dúvida! Mas pretendo, claro, adquirir também um exemplar desse guia sensacional. Parabéns Orlando Baumel por idealizá-lo.

  5. Cleide Jesus

    O dom culinário da Cris é só uma das muitas qualidades que ela tem e que faz a gente admirar mais ela
    Cleide Jesus

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.