Tive a oportunidade de visitar a Chocolat Bahia 2017, o Festival Internacional do Chocolate e Cacau, que aconteceu entre os dias 20 e 23 de  julho no Centro de Convenções de Ilhéus, sul da Bahia.  Uma oportunidade única de conhecer a linda Ilhéus e o esforço dos produtores de cacau em voltar a ser o grande polo cacaueiro do Brasil, depois de ter sua produção quase que inteiramente dizimada pela praga conhecida como“Vassoura de Bruxa”. Tudo isto será tema do OBA Gastronomia durante esta semana.

Idealizado por Marco Lessa, o Chocolat Bahia foi um sucesso. Organizado como poucos que vi, todos os que foram tiveram a oportunidade de conhecer de perto as últimas novidades no mercado de chocolate e cacau da região.

Eu e Marco Lessa

 

A programação do Chocolat Brasil envolveu, além dos expositores, uma série de palestras e workshops com especialistas no assunto, além de muita degustação de chocolates de primeira linha.

O festival é uma grande vitrine para as marcas de “chocolate de origem”, reunindo os principais produtores de chocolate fino no Brasil. Era visível o interesse dos visitantes ao visitar os stands, assim como o interesse dos expositores em mostrar seus produtos da melhor maneira possível.

Toda esta semana eu estarei escrevendo sobre Ilhéus, seus encantos e sobre o cacau e chocolate. Agradeço a toda a organização do Chocolat Bahia 2017 pela oportunidade de conhecer toda esta cultura tão rica e pelos belos dias que passei por lá. Agradeço também a todos os meus companheiros de viagem pelos bons momentos divididos. Foi inesquecível.

Fiquem com uma pequena amostra do que foi o festival e não deixem de acompanhar o OBA Gastronomia esta semana. A história do cacau em Ilhéus merece ser conhecida por todos.

  • O Chocolat Bahia 2017 foi uma iniciativa do Costa do Cacau Convention Bureau e Associação de Turismo de Ilhéus com o apoio do Governo do Estado da Bahia, através das secretarias do Turismo, do Desenvolvimento Rural, de Agricultura, de Ciências, Tecnologia e Informação e aporte financeiro do edital de Eventos Calendarizados, Fundo de Cultura da Bahia (Secretarias da Fazenda e da Cultura); assim como a Prefeitura Municipal de Ilhéus, Banco do Nordeste, Sebrae, Caixa Econômica Federal, entre outras instituições e contou com a realização da MVU Eventos.

[metaslider id=28960]

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.