Se você frequenta restaurantes mexicanos, certamente já se deliciou comendo de entrada tortilhas de milho com guacamole e um creme branco, azedinho e delicioso, impossível de resistir. Este creme é feito a partir de sour cream ou creme azedo. O sour cream é encontrado com facilidade nos EUA e na Europa (além do México, claro), já industrializado. Aqui pelo Brasil, não sei por que motivo, não o encontramos. Temos de produzir o nosso com o acréscimo de limão ao creme de leite fresco.
Creme azedo, também conhecido pelo seu nome em inglês, “sour cream”, ou ainda como natas azedas ou natas ácidas, é um laticínio rico em gordura obtido da fermentação de creme de leite normal por determinados tipos de bactérias lácteas. As bactérias, introduzidas deliberadamente ou naturalmente, azedam e engrossam o creme. O sabor do creme azedo, como o nome diz, é levemente ácido.
O creme azedo feito do creme comum contém de 12 a 16 por cento de gordura láctea (por volta de 14 gramas de gordura em uma porção de 110 gramas) e seu sabor picante vem do ácido láctico criado pelas bactérias. Comercialmente produzido, ele pode ter agentes engrossante como a gelatina, renina, goma guar e carragenina, e ácido para azedar artificialmente o produto. (Wikipedia)
Servir este creme acompanhado de tortilhas e algumas cervejas, cercado de amigos, é certeza de momentos inesquecíveis. Fácil e rápido, vale a pena ter sempre a mão os ingredientes para agradar suas visitas.
Sour Cream Mexicano
Ingredientes
- 300 ml Creme de leite fresco
- 200 ml Cream cheese
- Suco de 1 1/2 limões Suco de limão Taiti
- À gosto Raspas de casca de limão opcional
Instruções
-
Misture todos os ingredientes até que se mesclem bem e formem uma pasta homogênea. Se quiser, raspe a casca do limão (somente a parte verde) e misture ao creme. Deixe na geladeira até a hora de servir. Sirva acompanhado de tortilhas de milho.