Se você frequenta restaurantes mexicanos, certamente já se deliciou comendo de entrada tortilhas de milho com guacamole e um creme branco, azedinho e delicioso, impossível de resistir. Este creme é feito a partir de sour cream ou creme azedo. O sour cream é encontrado com facilidade nos EUA e na Europa (além do México, claro), já industrializado. Aqui pelo Brasil, não sei por que motivo, não o encontramos. Temos de produzir o nosso com o acréscimo de limão ao creme de leite fresco.

Sour cream

Creme azedo, também conhecido pelo seu nome em inglês, “sour cream”, ou ainda como natas azedas ou natas ácidas, é um laticínio rico em gordura obtido da fermentação de creme de leite normal por determinados tipos de bactérias lácteas. As bactérias, introduzidas deliberadamente ou naturalmente, azedam e engrossam o creme. O sabor do creme azedo, como o nome diz, é levemente ácido.

O creme azedo feito do creme comum contém de 12 a 16 por cento de gordura láctea (por volta de 14 gramas de gordura em uma porção de 110 gramas) e seu sabor picante vem do ácido láctico criado pelas bactérias. Comercialmente produzido, ele pode ter agentes engrossante como a gelatina, renina, goma guar e carragenina, e ácido para azedar artificialmente o produto. (Wikipedia)

Servir este creme acompanhado de tortilhas e algumas cervejas, cercado de amigos, é certeza de momentos inesquecíveis. Fácil e rápido, vale a pena ter sempre a mão os ingredientes para agradar suas visitas.

Sour Cream Mexicano

Ingredientes

  • 300 ml Creme de leite fresco
  • 200 ml Cream cheese
  • Suco de 1 1/2 limões Suco de limão Taiti
  • À gosto Raspas de casca de limão opcional

Instruções

  1. Misture todos os ingredientes até que se mesclem bem e formem uma pasta homogênea. Se quiser, raspe a casca do limão (somente a parte verde) e misture ao creme. Deixe na geladeira até a hora de servir. Sirva acompanhado de tortilhas de milho.

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

Gostaram da Receita




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.