Presente de Dia dos Pais para pai cozinheiro só poderia ter ligação com gastronomia. Não foi diferente este ano. Um belo livro sobre tapas, estas comidinhas de comer em pé e com as mãos fez a festa em meu dia. Tapas – minicozinha e design é um livro que indico para todos os leitores do OBA Gastronomia que querem aventurar-se nestes maravilhosos petiscos de origem espanhola.

Tapas

O livro, de autoria de Carmen Fernandez e editado pela Editora Planeta, faz um passeio pelo mundo das tapas. Estruturado em sete partes, o livro seleciona receitas segundo sua aparência e apresentação. 

Bocados e sorbitos traz os tapas que são servidas em recipientes mínimos, como colherinhas, copos, taças pequenas e conchas de mariscos.

Brochettes e espetinhos são tapas enfiadas em palitos especiais e banderillas coloridas. A seção de canapés e cestinhas propõe tira-gostos sobre massas folhadas ou pão, ao passo que os montados em miniatura são a clássica torrada ou pãozinho, quente ou frio.

Por último, os pratinhos, as porções e as refeições leves trazem receitas sempre em pequena quantidade, desde panelinhas de paella até um refogado, saladas ou salteados que podem substituir qualquer refeição.

As tapas ganharam o mundo. De ponta a ponta na Espanha e de norte a sul da América Latina, os estabelecimentos oferecem seus melhores caldos acompanhados de uma joia gastronômica, pequena em tamanho, mas grande em sabor, em uma espécie de refeição improvisada que se come em pé e em agradável companhia.

Este livro é uma inspiração para você levar o mundo das tapas para dentro da sua casa.

Para ilustrar a matéria, trago uma receita simples e deliciosa. Uma receita que demonstra muito bem o sentido de uma tapa.

O livro é generosamente ilustrado com belas fotografias. Caso você se depare com ele na sua livraria preferida, não pense duas vezes e adquira. Eu recomendo demais.

Rolinhos de Anchova e Cream Cheese

Tempo de Preparo 5 minutes
Cook Time 5 minutes
Tempo Total 10 minutes
Porções 8 tapas

Ingredientes

  • 8 fatias de 2 cm Pão italiano fino
  • 8 colherinhas Cream cheese
  • 10 unidades Anchovas em conserva
  • À gosto Folhas de mini-agrião ou rúcula
  • 8 tirinhas para enfeitar Cebola roxa

Instruções

  1. Colocar em cima de cada fatia de pão as folhas e o cream cheese. Enrolar os filézinhos de anchova e espetar no pão. Enfeitar com uma tira de cebola roxa.

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Este post tem 4 comentários

Deixe uma resposta

Gostaram da Receita




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.