Estamos um pouco longe do inverno, mas aqui pelo sul do Brasil as temperaturas já começaram a baixar, chegando a bater no zero grau. Chega a época do desejo incontrolável de tomar uma sopa e aquecer tudo, do corpo até a alma. Daqui até o final do inverno, o aroma de sopa será constante nos lares e restaurantes curitibanos.

Sopa de legumes

Sopas apresentam inúmeras variedades, desde os caldos simples até os purês, sopas creme e bisques. Algumas são tão completas que valem por uma refeição. Cada pessoa tem sua preferência, se cremosa ou mais líquida. Eu prefiro as mais líquidas, que são denominadas Sopa Claras.

Estas sopas podem  ser leves e delicadas – legumes finamente cortados, frutos do mar ou carne picados em um caldo saboroso, como o Dashi – ou podem ser como o Minestrone, em que ingredientes nutritivos são cozidos lentamente.

Independente da sopa, sua qualidades está sempre ligada a um bom caldo feito em casa.

Segue algumas recomendações essenciais para o sucesso de uma Sopa Clara:

– Sempre que a cenoura figurar entre os ingredientes básicos, devemos descascá-las, abrir em duas partes no sentido do comprimento e retirar a parte central dura e com sabor pronunciado. Isto não é necessário quando usamos cenouras novas;

– De uma maneira geral, são necessários 600 g de legumes para 1,5 litros de líquido;

Quando o líquido e os legumes estiverem preparados é indispensável proceder da seguinte maneira:

– Escolher uma panela com capacidade para a quantidade de sopa desejada;

– Colocá-la no fogo com  a manteiga e após esta derreter, adicionar os legumes;

– Deixar cozinhar lentamente em fogo baixo para provocar a exsudação da água dos vegetais e permitir que a manteiga se impregne do aroma dos ingredientes;

– Acrescentar o caldo logo em seguida;

– Cozinhar sempre em fogo lento e somente o tempo necessário. Um cozimento prolongado põe a perder o sabor da sopa. É sempre fundamental que sopas sejam preparadas momentos antes de servir.

Sopa de legumes 1

Você pode valorizar Sopas Claras adicionando diversos ingredientes saborosos. Algumas sugestões:

Julienne (tiras finas) de diversos legumes;

– Cogumelos cortados finamente;

– Cebolinhas picadas;

– Pequenos pedaços ou tiras de frango cozido;

– Camarões e vieiras cozidos;

Croûtons;

– Queijos como Parmesão, Gruyére, Pecorino, etc.;

– Raspas de limão.

Outra boa ideia é dar um sabor oriental para a sua sopa. Você pode adicionar um ou dois destes ingredientes e surpreender o paladar de quem irá degustar:

– Molho de soja claro ou escuro;

– Vinho de arroz ou Sherry seco;

– Gengibre fresco fatiado ou picado;

– Macarrão transparente (de arroz);

– Broto de bambu ou broto de feijão;

– Camarão seco;

– Óleo de gergelim.

Sopas em dias frios é uma coisa boa demais. Com alguns ingredientes que você tenha em casa e mais um bom caldo, em poucos minutos você prepara uma das refeições mais reconfortantes que existe.

Além destas sugestões acima, você também pode adicionar folhas (espinafre, repolho, acelga, etc). Acrescentando macarrão, arroz ou bolinhos de massa, terá ingredientes que deixarão sua sopa mais encorpada.

Hoje, como está um friozinho bem maroto por aqui, será dia de sopa. Carne, legumes e macarrão farão as honras de casa nesta sopinha caseira e com aroma de saudade. De quebra ainda ilustra o post de hoje.

A propósito, a palavra sopa deriva do verbo alemão suppen (sorver), que se tornou suppe e originou a soup inglesa, a zuppa italiana, a soupe francesa e a sopa portuguesa. (Pequeno Dicionário de Gastronomia – Maria Lucia Gomensoro)

* As informações que repassei aqui fizeram parte do módulo Sopas do curso de gastronomia que fiz há um bom tempo no Centro Europeu de Curitiba, em sua primeira turma. Módulo ministrado pelo Chef Celso Freire.

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.