Esta é uma maneira fantástica de preparar ovos. Ovos preparados no mesmo prato que serão servidos. Pratos refratários, levados ao forno com os ovos e cozidos até atingirem seu ponto ideal.

Chamados na França de Oeufs sur le plat ou Oeufs au plat, seu preparo não exige muita habilidade. Calculamos dois ovos por pessoa, previamente quebrados em um recipiente. Colocamos um pouco de manteiga em um prato refratário e derretemos (pode ser no microondas).

Deslizamos com muito cuidado os ovos para o refratário, tampamos e levamos ao forno pré-aquecido na temperatura média por 4 ou 5 minutos. A gema deve ficar com uma aparência espelhada e a clara cozida mas ainda um pouco líquida.

Quando estiverem prontos, retiramos e temperamos com sal e pimenta-do-reino moída na hora. Neste caso aqui, também utilizei páprica doce.

Para acompanhar, apenas pão. É uma delícia.

A grande vantagem de ovos preparados assim é que temos a certeza que irão bem aquecidos para a mesa. Você também  pode enriquecer a receita com outros ingredientes, como bacon, linguiças, vegetais, etc. Isto será tema de outras matérias aqui no OBA Gastronomia.

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Este post tem um comentário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.