O Manezinho Araujo dos Pampas.

Para encerrar esta animada semana gaúcha aqui no OBA, onde a Chef Claudia Habas nos trouxe alguns pratos típicos que são servidos na Noite Gaúcha do Hotel Dall’Onder, uma sobremesa que aparece com dois nomes diferentes no Brasil. O gaúcho Chico Balanceado e o mineiro Manezinho Araujo.

Esta sobremesa é famosa em quase todo o Brasil. No Hotel Dall’Onder é preparada pela Chef Patisseur Marli. Uma sobremesa fantástica para encerrar esta semana simpática no OBA Gastronomia.

PREPARO

Coloque o leite e o açúcar em uma panela e leve ao fogo para ferver. Bata os demais ingredientes no liquidificador e acrescente ao leite. Mexa até formar um creme. Reserve.
Faça uma calda em ponto de caramelo com uma xícara de açúcar e uma de água. Coloque esta calda em refratário que possa ser levado ao forno. Sobre a calda de caramelo coloque duas bananas picadas e em cima o creme.
Por último faça o merengue, aquecendo 1 xícara de claras e duas xícaras de açúcar (aquecer em uma panela até a temperatura de 30°).
Leve para a batedeira e bata até o merengue ficar bem firme. Coloque sobre o creme e leve ao forno até dourar o merengue. Espere esfriar e leva à geladeira por 2 horas.
Dica: Para quem não gosta de banana, pode substituir por abacaxi picado que fica ótimo.
Como foi muito difícil saber algo sobre o Chico Balanceado, falarei sobre outro Chico. Um cãozinho simpático, que mora na saída dos funcionários do hotel e que foi adotado pelos mesmos. Tive o prazer de conhecê-lo nas vezes que estive em Bento Gonçalves e posso garantir: com o carinho que é tratado por todos, é o “Chico mais Balanceado de Bento”.
Chico - o mascote da cozinha do Dall'Onder

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Este post tem 18 comentários

  1. Andressa Czeluchas

    Hummmm….. Esse Chico ” a sobremesa” é uma delícia também…. Perfeito se for Hamonizado com um Bom Licor….
    Ahhh…. Antes que eu esqueça: Não sobrou sobremesa para o Chiquinho, meus coleguinhas comeram tudo… Que feio!!!

  2. Claudia Habas

    Gostaria em primeiro lugar agradecer ao Orlando,por ter me dado o privilégio de estar participando do Oba por uma semana…Que honra meu amigo,poder trazer para as pessoas que acompanham o Oba um pouquinho da culinária regional típica gaúcha,pratos servidos no Dall’onder Grande Hotel…
    Também,falando em pratos servidos no hotel Dall’onder,não posso esquecer de agradecer a equipe maravilhosa que trabalha dia após dia comigo,onde formamos uma verdadeira família…Sim,posso dizer uma família,pois uma equipe formada por pessoas tão especiais,tão responsáveis,prontas para o que der e vier a gente não encontra em qualquer lugar…Pessoas que colocam amor em cada item preparado,só quem convive para saber o carinho que cada um tem pela profissão !!! Deixo meu abraço a cada um deles:Teresa,Daniel,Larri,Marilene,Neusa e Jaqueline…Muito obrigada e saibam que estou com vocês,para juntos dar continuidade a este trabalho…Me emociono em falar de uma equipe tão especial e por fazer parte dela…
    Não posso esquecer do Chiquinho néh? Ele é muito especial,eu mesmo já teria levado ele para casa…Mas,tenho uma menina em casa e não daria certo…rsrsrrsrs!!!
    Obrigada a todos que de uma forma ou outra comentaram,compartilharam ou mesmo que tenham acompanhado as receitas…
    Quem sabe em breve faremos uma semana típica Italina? Fica a dica Chef Orlando…Foi e será um enorme prazer…
    Beijãozão a todos *-*

  3. Alisson Moreto

    Ahammmmmm sim não vale só me deu mais água na boca asuahsUASUHausuHAUSh…… E o chiquinho tadinho, é uma amorzinho XD

  4. Ahammmmmm sim não vale só me deu mais água na boca asuahsUASUHausuHAUSh…… E o chiquinho tadinho, é uma amorzinho XD

  5. Alisson Moreto

    Hummmmmm que água na boca que me deu , delícia ……. E o chiquinho que amado. Todos amamos ele XD

  6. Jésica Diotto

    Parabéns! Esse chico balanceado deve estar muito gostoso. Trabalhar no Dall’Onder Grande Hotel foi uma experiência única, ainda mais com essas pessoas maravilhosas com as quais eu trabalhava, sempre alegres e muito criativos… Saudades!

  7. Jésica Diotto

    E o chico, amadinho, estava sempre lá na entrada, nos recepcionando!!!

  8. edson bublitz

    huuummmm delícia esse chico balancedo,
    sem falar do nosso amigo chiquinho que esta sempre conosco na portaria…
    um grande abraço para Claudia,
    quanta saudade de tii ateh amanhã…rsrsrs
    vlw

  9. Claudia Habas

    O nosso pequeno grande chico está fazendo sucesso…ehehehhehehe !!!
    Acabou sendo o Chico mais badalado da semana….Rsrrsrsrsrsr….
    Mas ele é um amor…Quem o conhece sabe….

    1. Adriana Garmendia

      Vou experimentar 😉

  10. adorei conhecer a página do Oba, eu não conhecia, parabéns a Chef Cláudia o Chico está ótimo, fiz ontem causalmente em um jantar aqui, o meu esta em minha página, agora vou acompanhar mais seguido, bj

  11. adorei conhecer a página do Oba, eu não conhecia, parabéns a Chef Cláudia o Chico está ótimo, fiz ontem causalmente em um jantar aqui, o meu esta em minha página, agora vou acompanhar mais seguido, bj

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.