Comida para os Pais – Steak Tartare!
Hoje no Oba, uma sugestão para o dia dos pais que se aproxima. Carne crua – Steak Tartare.
Pensei muito em uma receita para sugerir no dia dos pais. Muitas me vieram à tona, mas acabei optando por uma “masculina”. Sim, pois são poucas mulheres que conheço que gostam de Steak Tartare. Então, quase torna-se uma comida exclusiva dos pais.
Também conhecido como Beef Tartar, o Steak Tartare é um prato de carne moída de primeira qualidade, sem vestígos de nervos ou gorduras. Sempre feita no momento de servir, ele é temperada com ingredientes fortes, como cebola, cebolinha, alcaparras, cornichons, entre outros.
Claro que estes ingredientes sofrem alterações, como a retirada de algum ou a adição de outros. Imutável é o fato de sempre ser acompanhado de gema de ovo, também crua.
Não passarei a quantidade exata de temperos, deixando a seu gosto o uso de mais ou menos algum deles.
O Steak Tartare não requer muita habilidade, mas aqui cabe uma observação. Vocês podem usar carne moída, mas o certo é picar a carne “na ponta da faca”. Basta utilizar duas facas e bater compassadamente na peça de carne, até conseguir a textura desejada. Para este prato, procure não moer tanto. Com este método, o sabor é totalmente superior ao com já carne moída.
INGREDIENTES (1 porção)
150 g de mignon, criteriosamente limpo, em uma peça
2 gemas de ovos de codorna
Ciboulette picada
Alcaparras lavadas e escorridas
Cornichons (mini pepinos em conserva) picadinhos
Cebola roxa picada picada
Mostarda de Dijon
Molho inglês
Tabasco
Sal e pimenta-do-reino
PREPARO
Pique a carne com duas facas, como explicado. Misture com os outros ingrediente, menos as gemas. Molde no formato que desejar. Com o auxílio de uma colher pequena, abra uma cova em cima e deposite as gemas. Sirva imediatamente.
Um belo prato, delicioso e muito requintado. Procure usar ingredientes de ótima qualidade, isto é fundamental. Como falei, uma “receita masculina”. Sirva para seu pai, como a entrada do almoço de domingo.
Fica a sugestão do Oba para uma surpresa no dia dos pais!
Falou corretamente…Eu sempre achei Steak Tartare um prato com a essência masculina.Não sei se um dia eu o pediria,o ovo cru ainda de certa forma assusta minhas frágeis papilas femininas!.No entanto como boa apreciadora dos sabores fortes e picantes me sinto tentada…
beijinho!
ps:A segunda foto me fez lembrar Gordon Ramsay…(ahahah)
Amei a ciboulette com as raizinhas repousando sobre o steak, lindo contraste!